A Geometria como disciplina matemática apresenta vários ramos: a euclidiana ou plana, a não euclidiana, a projetiva, a espacial, entre outras. A espacial trata do estudo das medições e das propriedades das diferentes formas que podem ser obtidas a partir de uma combinação de pontos, linhas, ângulos e planos no espaço. Em outras palavras, a geometria do espaço estuda as figuras geométricas tridimensionais.
Por outro lado, este ramo da matemática é a base teórica de outras áreas, tais como trigonometria e a geometria analítica.
O espaço se refere a tudo o que está ao nosso redor, portanto, é o continente de tudo o que existe. Isto significa que o espaço é contínuo, homogêneo, divisível e ilimitado.
O conceito de plano pode referir-se a qualquer tipo de superfície (uma folha, uma mesa ou um espelho). Para representar um plano é suficiente desenhar um paralelogramo.
1) por três pontos não alinhados,
2) por uma reta e outro ponto exterior,
3) por duas retas que se cruzam,
4) por duas retas paralelas.
A partir disso é possível estabelecer posições relativas de retas e planos no espaço.
Por exemplo, duas retas (linhas) são paralelas quando estão no mesmo plano; duas retas linhas se intersectam são quando tem um ponto comum, duas retas são coincidentes quando têm dois pontos em comum e se sobrepõem; já duas retas são transversais quando não estão no mesmo plano e não têm nenhum ponto em comum.
Existem três tipos de possibilidades:
1) dois planos são paralelos porque não têm nenhum ponto em comum,
2) dois planos são intersecantes quando têm uma reta em comum e se cruzam,
3) dois planos são coincidentes quando tem três pontos em comum que não estão em linha reta, portanto, um plano está sobreposto ao outro.
Além das posições de retas e planos, existem também as posições relativas de uma reta e um plano, das quais há três opções: as paralelas, as intersecantes e as coincidentes.
Todos estes princípios baseados em pontos, retas e planos permitem a construção do espaço geométrico. Neste sentido, com estes elementos é possível calcular ângulos e estabelecer suas propriedades, expressar algebricamente os elementos do espaço ou criar figuras geométricas.
Imagem: Fotolia. macrovector
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jul., 2017). Conceito de Geometria Espacial. Em https://conceitos.com/geometria-espacial/. São Paulo, Brasil.