Metatron - Conceito, o que é, Significado

De acordo com alguns textos não reconhecidos dentro do cânon do judaísmo e do cristianismo, Metatron é um arcanjo que se encontra no Céu ao lado do Criador. Trata-se de um personagem repleto de mistério sobre o qual se mantém todo tipo de teoria.

Dizem que ele é como um escriba celestial ou um guardião que protege a entrada do Céu e guarda os segredos da criação.

- Para os seguidores da Cabala, trata-se de um anjo que guiou o povo de Israel durante seu exílio.

- Na tradição gnóstica se identifica com a serpente que provocou o pecado de Eva.

- No mundo do esoterismo, a missão deste personagem é manter em segredo os registros akáshicos relacionados às vidas passadas.

- No contexto da Nova Era, afirma-se que é o protetor das crianças espirituais (Arco-íris, Índigo e Cristal).

Apesar da disparidade de interpretações, trata-se de uma proposta de carga simbólica evidente. De maneira simplificada, pode-se dizer que Metatron é o símbolo que serve de ponte para entender a conexão entre Deus e os homens.

O cubo de Metatron faz parte da geometria sagrada

Na geometria tradicional as figuras têm um sentido instrumental, pois servem para desenhar, fazer mapas, construir objetos, delimitar espaços, etc. No entanto, algumas correntes filosóficas e esotéricas afirmam que a geometria tem uma dimensão sagrada.

Paralelamente, no estudo dos fractais demonstra que muitos padrões da natureza possuem uma linguagem geométrica. Por outro lado, não se deve esquecer que em algumas tradições da antiguidade, afirmava-se que Deus se inspirou em padrões geométricos para projetar tudo o que existe no conjunto do universo.

A figura geométrica da Flor da vida é considerada uma forma perfeita, tanto em suas proporções como em sua harmonia.

Esta estrutura da geometria sagrada conta com padrões diferenciados e entre eles se encontra o cubo de Metatron. Esta figura também está presente nos sólidos platônicos. Assim, as cinco figuras geométricas descritas por Platão estão dentro do cubo de Metraton.

A partir da suposta dimensão sagrada do Cubo de Metraton, algumas correntes esotéricas defendem a capacidade de cura dos objetos através dessa forma geométrica

No mundo da pseudociência é muito comum o seguinte tipo de mensagem: levamos uma vida sem harmonia e devido a isso necessitamos de alguma força misteriosa para encontrar o equilíbrio físico e espiritual. Neste contexto, o cubo de Metatron é avaliado como um objeto com o qual é possível reconduzir as forças negativas de energia e encontrar o bem-estar interior.

No mundo do esoterismo procura oferecer uma imagem científica e, por este motivo, dizem que o cubo de Metatron funciona como um acelerador quântico que ativa as leis do universo de outras dimensões.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: