Forno Solar - Conceito, o que é, Significado

A Terra é aquecida pela ação do Sol e este fenômeno permite o desenvolvimento da vida em nosso planeta. Esta forma de energia é também uma alternativa à cozinha convencional.

Os fornos solares têm forma parabólica e em seu interior estão revestidos de um material reflexivo que facilita a concentração de calor. São feitos geralmente de alumínio reciclável onde é possível cozinhar ou fritar qualquer tipo de alimento.

A parte côncava do dispositivo faz com que os raios de luz se juntem em um único ponto, tornando-se o foco da máxima intensidade de calor.

O forno solar não pretende ser uma alternativa definitiva para os fogões ou vitrocerâmicas, mas não deixa de ser uma opção viável para aquelas pessoas que querem viver com critérios mais ecológicos e usando energias limpas. Estes fornos já provaram sua eficácia em alguns territórios onde houve um desmatamento massivo e os moradores precisavam de alguma fonte de energia para cozinhar.

Vantagens e desvantagens

Esta modalidade de preparação de alimentos é saudável e totalmente ecológica. É uma alternativa respeitosa ao meio ambiente, pois não usa gás, carvão, lenha ou qualquer outro tipo de combustível. Por outro lado, é fácil de usar e seu preço no mercado é bastante acessível.

Só apresenta duas desvantagens: a dependência lógica do Sol e o tempo de cozimento dos alimentos é superior aos sistemas convencionais.

Medidas de uso e segurança básica

Para utilizar este tipo de forno é preciso tomar algumas medidas. Em primeiro lugar, estabilizá-lo firmemente no chão, seja no jardim ou no quintal de casa. Em seguida, direcioná-lo ao Sol e fixar o aparelho. Quando o brilho do sol direcionar ao mesmo, coloque a panela ou a frigideira onde serão cozinhados os alimentos.

Recomenda-se que as panelas ou frigideiras utilizadas sejam de cor preta. Normalmente, estes fornos atingem uma temperatura de 200 graus centígrados.

Como em qualquer outra circunstância relacionada aos alimentos, é necessário que as crianças fiquem afastadas durante os preparativos.

Para colocar as panelas ou frigideiras é necessário proteger as mãos.

Para cozinhar, deve-se evitar o deslumbramento do dispositivo nos olhos e por este motivo o aparelho deve ser colocado numa posição que tenha o mínimo de reflexo. Durante o processo de cozimento é recomendável usar óculos escuros para evitar qualquer ofuscação.

Quando o aparelho não for utilizado é aconselhável desligá-lo e colocá-lo para baixo.

Imagem: Fotolia. raetsel-buch

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: