Conceito » Ciência » Painel Solar

Painel Solar - Conceito, o que é, Significado

Como seu próprio nome indica, o painel solar é uma tecnologia que aproveita o Sol como fonte de energia. Existem três tipos de painel solar: os monocristalinos, os policristalinos e os amorfos. Os primeiros são fabricados num único cristal, os segundos estão compostos por milhares de cristais e os terceiros não tem uma estrutura cristalina.

Aspectos fundamentais dos painéis solares

São feitos de silício, um elemento encontrado na Terra em abundância, uma vez que se extrai do silício encontrado na areia. O silício tem uma propriedade particular para a produção de energia: é um potente semicondutor de energia elétrica. Por outro lado, a composição atômica faz com que seja possível conseguir uma tensão elétrica.

Os painéis solares fotovoltaicos são constituídos por várias camadas. A camada superior se encontra exposta à luz e é formada por fósforo; já a camada inferior contém boro, um material que também facilita a condução da energia elétrica. Neste sentido, o painel solar funciona como se fosse uma bateria normal, já que há uma carga negativa com excesso de elétrons e, por outro lado, um elétrodo positivo que apresenta um déficit de elétrons.

Do ponto de vista tecnológico, os painéis solares produzem eletricidade a partir da ação da luz solar.

Vantagens da energia solar fotovoltaica e principais usos

São diversas suas vantagens. Em primeiro lugar, é uma energia não contaminante, constante e renovável. Como os painéis solares são silenciosos, não produzem contaminação acústica. É uma excelente opção para proporcionar energia a áreas isoladas. Esta fonte de energia permite uma economia considerável (a eletricidade solar é muito mais econômica do que a obtida pelas companhias elétricas).

Por outro lado, uma casa com painéis solares se torna autossuficiente. Além disso, estes painéis exigem uma baixa manutenção. Do ponto de vista educacional, o uso desta energia favorece uma atitude responsável por parte das crianças.

Por último, esta tecnologia se encontra em constante aperfeiçoamento e isso faz com que muitas pessoas instalem seus próprios painéis solares.

No que diz respeito ao seu uso, os painéis solares permitem iluminar uma casa, carregar qualquer dispositivo e em maior escala podem ser utilizados para proporcionar iluminação a um edifício ou até mesmo à cidade toda.

Imagem: Fotolia. sveta

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: