O conceito de esquerda dentro da política é histórico e apresenta uma das tendências ideológicas mais populares do mundo, sendo que a outra é a da direita. O principal fundamento da esquerda é modificar a estrutura social e econômica da política para conseguir a igualdade social e opor-se em relação à proposta conservadora da direita.
Tanto a esquerda como a direita tiveram suas origens na época da Revolução Francesa, que passou a discutir seriamente as questões da continuidade ou não da monarquia. Justamente sobre este ponto é que se abre a brecha para duas posturas diferentes: o poder absoluto do rei e um poder relativo. No quadro da Assembleia Legislativa, de um lado está a direita e do outro a esquerda, que são as duas tendências políticas mais importantes dos próximos séculos.
Assim como acontece com a política da direita, a esquerda possui várias vertentes e expressões que se tornaram populares como o comunismo, o socialismo, a socialdemocracia, além do anarquismo, que estabelecem o desaparecimento do governo e do estado, como também propõe um sistema de organização livre entre as pessoas.
Atualmente existem várias manifestações da esquerda que administram o estado através desta proposta, sendo a China um dos casos mais importantes, liderada por Xi Jinping, que pertence ao Partido Comunista da China de tendência esquerdista. Nestes últimos dias, a França também apresentou uma gestão de esquerda através do presidente François Hollande, que pertence ao Partido Socialista Francês.
E se revisarmos a história, vamos encontrar também outros dirigentes políticos envolvidos com esta corrente, entre eles: Karl Marx, Friedrich Engels, entre outros.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (out., 2014). Conceito de Esquerda (Política). Em https://conceitos.com/esquerda-politica/. São Paulo, Brasil.