A ideia de eixo faz referência a uma linha e o conceito cronologia se refere à sucessão temporal de algo. O termo eixo cronológico é, em poucas palavras, uma linha do tempo. Trata-se de um termo muito utilizado pelos historiadores, uma vez que para organizar os acontecimentos históricos em certo período de tempo é conveniente estabelecer uma cronologia.
O eixo cronológico é normalmente representado por uma linha. Nela, as divisões podem ser determinadas. Assim, a. C e d. C é a divisão tradicional para indicar que um acontecimento houve antes ou depois do nascimento de Cristo.
A ideia fundamental de qualquer eixo cronológico é segmentar a história de maneira organizada e linear. Em certas ocasiões, estes eixos aludem a períodos relativamente breves (por exemplo, o século XX) e às vezes se referem a períodos muito longos, como a pré-história ou a Idade Média. Estas linhas de tempo são regidas por um princípio geral: a distâncias iguais e quantidades iguais de tempo.
Os anos são agrupados em lustros: quinquênio (5 anos), década (10 anos), século (100 anos) ou milênio (1000 anos ou dez séculos). Estas referências numéricas registradas em um eixo cronológico servem para referir à história propriamente dita, pois o período anterior se refere à outra categoria, a pré-história. Entende-se por pré-história o período que vai do surgimento do ser humano até o aparecimento da escrita e inclui dois períodos gerais: o paleolítico e o neolítico.
O uso de um eixo cronológico como forma de organizar o tempo pode ser utilizado em diversas disciplinas, como na história, na arqueologia ou na paleontologia. Por outro lado, a cronologia é a disciplina auxiliar da história que estuda a ordem temporal dos acontecimentos históricos.
Cada civilização tem sua própria cronologia e, por este motivo, os gregos administravam o tempo tomando como referência as Olimpíadas realizadas a cada quatro anos e a civilização do Egito Antigo que durou 3000 anos se baseava normalmente nas datas dos reinados dos faraós.
Vamos imaginar uma linha com a qual se pretende mostrar os dois milênios da história desde o nascimento de Cristo até os dias de hoje. Nesta linha, seria realizada uma série de anotações: o ano 0 representaria o início do eixo cronológico, na metade da linha o ano 1000 e no final indicaríamos o ano 2000.
Esta representação geral inclui várias épocas: a História Antiga, a Idade Média, a Idade Moderna e a Idade Contemporânea. Cada uma dessas épocas poderia servir para estabelecer um novo eixo cronológico.
Imagem: Fotolia. shalom3
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (fev., 2018). Conceito de Eixo Cronológico. Em https://conceitos.com/eixo-cronologico/. São Paulo, Brasil.