Despesas Operacionais - Conceito, o que é, Significado

Em uma atividade empresarial há uma série de gastos. Do ponto de vista contábil, as despesas operacionais são pagamentos relacionados à atividade da administração de uma empresa e à venda de seus produtos ou serviços.

Tipos de despesas operacionais e sua utilidade contábil

As despesas operacionais se dividem em gastos de vendas e as de tipo administrativas. No primeiro caso, referem-se às ações destinadas à venda de produtos de uma empresa e são formadas por despesas de publicidade, salários, comissões de vendedores ou transporte. Em relação aos gastos administrativos, podemos citar o desgaste dos equipamentos de escritório, pagamentos de aluguel, água, luz, telefone e dos materiais de escritório.

Em relação à utilidade das despesas operacionais, podemos destacar dois aspectos:

1) Permite conhecer a realidade contábil de uma empresa;

2) Permite criar um orçamento para o próximo ano ou ciclo contábil.

As despesas operacionais dentro do orçamento de uma empresa

Quando se realiza um orçamento, deve-se diferenciar uma série de aspectos ou elementos contábeis: vendas, produção, mão de obra, custos de matéria-prima e despesas operacionais.

Em primeiro lugar, deve-se destacar que as despesas operacionais não devem ser confundidas com outros tipos de gastos comuns, por exemplo, com os custos de produção.

O orçamento das despesas operacionais é uma estimativa e se realiza a partir da informação do ano anterior. Em relação às despesas de venda fixa são calculadas aquelas que permanecem de maneira constante. Em compensação, há despesas de venda que são variáveis, pois obviamente dependem do volume de vendas, por exemplo, os materiais para embalar os produtos e as comissões dos vendedores.

Tipos de despesas e receitas na atividade empresarial

Despesas-Operacionais-bUma empresa seja ela de tipo comercial, de serviços ou industrial tem uma série de despesas e receitas. Na primeira, temos as despesas administrativas e de vendas que formam o conjunto de despesas operacionais, mas também existem outros gastos como os indiretos de fabricação, os relacionados à compra ou despesas financeiras.

Em relação às receitas se destacam as financeiras, as relacionadas a investimento, por dividendos ou descontos de compra.

Imagens: iStock. South_agency / exdez

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: