Prorrateio - Conceito, o que é, Significado

O verbo prorratear se refere à ação de dividir o custo de algo em vários itens ou tópicos. Trata-se de um termo comum do mundo empresarial, mais especificamente da área da contabilidade.

Uma ideia geral

Vamos imaginar uma empresa com despesas periódicas de luz. Para não computar este gasto como um único item de orçamento, ela divide o custo da luz entre vários departamentos da entidade, tais como vendas, administração, produção, etc.

A ação de prorratear é aplicada em vários contextos, como no controle de despesas, no pagamento de impostos ou o campo judiciário, por exemplo, existe um prorrateio da pensão alimentícia quando há uma cota que é distribuída proporcionalmente entre os beneficiários.

Em relação à contabilidade empresarial, o conceito de prorrateio pode ser entendido em dois níveis: o primário e o secundário.

Prorrateio primário

Consiste em distribuir os custos indiretos de produção entre os diferentes departamentos de uma empresa. Assim, as despesas como aluguel das instalações, energia elétrica ou consumo de água podem ser divididas levando em conta uma série de parâmetros: o aluguel do estabelecimento é prorrateado em metros quadrados, a energia em quilowatts e a água em metros cúbicos consumidos. Estes parâmetros de medição são distribuídos igualmente entre os diversos departamentos e, desta maneira, cada parte da empresa assume as despesas proporcionalmente. Com esta estratégia, a contabilidade consegue ter uma visão mais precisa do funcionamento de uma empresa.

Prorrateio secundário

Uma vez terminado o prorrateio primário de cada um dos gastos indiretos de produção, são redistribuídos os cargos indiretos acumulados entre os diferentes centros de produção de uma empresa. Esta distribuição é realizada também a partir de uma base de distribuição (por exemplo, o espaço ocupado por cada departamento ou o número de horas de trabalho de cada serviço ou departamento). Esta estratégia tem como objetivo realizar uma prestação de contas de maneira proporcional.

Este tipo de operação contável é útil em vários sentidos:

1) ajudam a estruturar contavelmente uma empresa;

2) facilitam a informação dos conceitos indiretos de produção;

3) permitem identificar a relação existente entre os diferentes departamentos;

4) facilitam a compreensão de todos os conceitos que integram as funções de uma empresa.

Imagem: Fotolia. pixome

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: