Colégio Eleitoral - Conceito, o que é, Significado

Vamos analisar o colégio eleitoral de dois países diferentes. Por um lado, no Brasil se refere a um local onde ocorre a votação de um processo eleitoral. Por outro lado, refere-se ao sistema eleitoral empregado nos Estados Unidos.

Sistema eleitoral nos Estados Unidos

Os fundadores da nação consideram que num país tão extenso as campanhas eleitorais não podem incidir sobre os estados maiores, pois correm o risco de terem muito mais poder. Desta maneira, foi criado um modelo para que o presidente e o vice-presidente não fossem eleitos diretamente pelo voto popular. Este modelo é conhecido como colégio eleitoral.

Um colégio eleitoral é um grupo de representantes de cada estado. Estes representantes são aqueles de definitivamente votam em um candidato à presidência e à vice-presidência. O colégio eleitoral é composto por um total de 538 eleitores, que representam todos os estados. Assim, para ganhar as eleições os candidatos a presidente e a vice-presidente devem contar com o voto da metade dos eleitores do colégio eleitoral, ou seja, 270 votos.

O número de eleitores correspondentes a cada estado é determinado pela quantidade de congressistas (por exemplo, a Califórnia tem 55 votos eleitorais, Nova Iorque 29 e Montana 3). Deve-se indicar outra circunstância neste sistema: o candidato que obtiver a maioria dos votos populares assume todos os votos dos eleitores atribuídos a cada estado.

Este sistema pretende respeitar a vontade da maioria do povo. No entanto, este modelo não está isento de críticas, pois o voto da minoria não tem representação final na Câmara dos representantes e com este sistema se potencializa o bipartidarismo.

Os colégios eleitorais no Brasil

A lei eleitoral brasileira explica tudo sobre o processo de escolha de candidatos. Um dos aspectos é precisamente a organização das eleições. Neste sentido, a lei especifica as funções das juntas eleitorais; como deve ser realizado o censo eleitoral; que podem votar; quem pode ser apresentado e, por fim, tudo o que está relacionado às eleições democráticas.

Um lado importante de todo este processo está relacionado ao espaço físico para o voto dos cidadãos. Estes lugares são os colégios eleitorais. Neles, deve haver cabines individuais para que o voto seja absolutamente secreto, além de um número compatível de cédulas. O colégio eleitoral costuma ser qualquer edifício público, mas normalmente a modalidade mais empregada são as escolas.

Imagem: Fotolia. bakhtiarzein

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: