O colágeno é uma proteína fibrosa de origem animal que está presente em todos os vertebrados de forma natural. Sua função é manter firmes os tecidos do organismo, ou seja, dos ossos, músculos, tendões e pele. No caso dos seres humanos, esta substância é considerada fundamental para todas as funções vitais. Esta proteína representa entre 20 e 30% das proteínas em um adulto.
A produção desta substância não é constante e, na verdade, começa a diminuir gradualmente entre 20 e 30 anos. Isso explica por que os jovens são mais flexíveis do que as pessoas mais velhas. O desaparecimento de colágeno é o que gera uma série de doenças associadas ao envelhecimento, tais como dor nas articulações, aumento de problemas oculares ou de cárie dentária. Deve-se destacar que a cartilagem que reveste os ossos é formada por colágeno e à medida que esta proteína desaparece as cartilagens enfraquecem e os ossos começam a desgastar, de modo que se originam dores e incômodos.
Certos alimentos facilitam a síntese do colágeno em nosso corpo, especialmente as frutas cítricas, os morangos, cerejas, além dos alimentos ricos em proteína, especialmente peixe, legumes, carnes e lácteos.
Nos últimos anos se tornaram populares os suplementos alimentares com esta substância; isso ajuda nosso corpo a manter os ossos em condições normais e preservar a massa muscular. Seus benefícios não são imediatos, mas sim em longo prazo, por isso os especialistas recomendam incorporá-lo em nossa rotina alimentar habitual.
Normalmente este suplemento se combina com outras vitaminas ou substâncias, tais como a vitamina C, o ácido hialurônico ou o magnésio. Normalmente o colágeno é consumido em pó e pode ser misturado com o leite, a água ou o suco.
Este suplemento é consumido para reduzir a dor nas articulações e a rigidez causada pela artrite reumatoide. Por outro lado, ajuda a fortalecer as unhas e o cabelo, proporciona firmeza à pele e ajuda a curar feridas.
Muitos cremes anti-idade contêm colágeno e elastina para retardar o processo de envelhecimento natural. Seu uso permite combater a perda de elasticidade da pele e reduzir as rugas.
Imagem: Fotolia. Maksim Smeljov
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (fev., 2017). Conceito de Colágeno. Em https://conceitos.com/colageno/. São Paulo, Brasil.