A civilização da Roma Antiga é lembrada por vários motivos: a eficácia do seu exército e a expansão do seu império, a consolidação de um sistema jurídico (o direito romano) e uma nova forma de entender o entretenimento. Em relação ao lazer, o espetáculo do circo romano é o antecedente histórico dos grandes eventos esportivos da atualidade.
Parte do dinheiro público era destinada ao entretenimento do povo. Os mandatários romanos consideraram que esta era uma boa estratégia para que o conjunto da população estivesse satisfeito e domesticado. Na linguagem popular, a expressão “pão e circo” ainda é usada para lembrar que grande parte da sociedade precisa cobrir apenas suas necessidades básicas e divertir-se.
Para os romanos, o teatro era um espetáculo cultural, enquanto que o circo estava destinado ao puro entretenimento. As jornadas no circo eram amenizadas com música e a participação de malabaristas e acrobatas.
Antes de iniciar o espetáculo, os participantes desfilavam diante do público com suas melhores roupas.
O circo romano estava normalmente localizado em um vale, habilitado em uma pista de areia e as ladeiras das colinas servia de arquibancada para os espectadores. Para que estivessem seguros e protegidos foram construídos poços de água.
Um dos espetáculos era a corrida de cavalos puxados por carros e conduzidos por um auriga que levava as rédeas dos cavalos em uma mão e um chicote na outra. Estas corridas tinham duas modalidades: com quatro cavalos ou quadrigae e com dois cavalos ou bigae.
As brigas entre os animais selvagens eram igualmente populares. Para que os animais se tornassem mais agressivos eram estimulados com picadas e até com fogo.
Em sua maioria, os combatentes eram prisioneiros de guerra que haviam sido treinados com todo tipo de técnica para matar. Apesar da sua condição de escravo, o gladiador recebia um bom salário e tinha grande prestígio social.
Os combatentes morriam na maioria das vezes e as lutas eram realizadas de diversas maneiras: em pares, em grupos ou pela simulação de dois pequenos exércitos.
Todas as formas de entretenimento integradas ao circo faziam parte do público ludi púplicos ou espetáculos públicos. No campo privado, os romanos se divertiam com outras atividades recreativas: pela assistência às águas termais, com o lançamento de discos ou dardos, através de grandes banquetes ou então pelo combate entre exercícios.
Imagem: Fotolia. Archivist
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (fev., 2018). Conceito de Circo Romano. Em https://conceitos.com/circo-romano/. São Paulo, Brasil.