Conceito » Religião » Pontífice

Pontífice - Conceito, o que é, Significado

O termo pontífice é usado para designar o maior representante da Igreja Católica, o Papa. Entretanto, a palavra tem uma origem prévia da época do Império Romano que era conhecida especialmente no campo político e nos magistrados.

Etimologia do termo pontífice e análise

Para compreender melhor o que é um pontífice, devemos analisar a etimologia da palavra. Pontífice é um termo que provém do latim, que significa “o que constrói pontes” pela união de pons (ponte) e o sufixo –ífice que quer dizer “aquele que constrói”.

Na Roma antiga o pontífice era um dos cargos mais magistrados que tinha determinada tarefa a cumprir. Como seu próprio nome indica, o pontífice era responsável pela construção de pontes (um elemento central no projeto urbano do império) assim como sua supervisão. Na atualidade, o conceito pontífice tem esse significado original e metafórico que o transforma naquele "que constrói pontes entre o mundo terreno e o mundo divino", ou seja, a tarefa de cumprir a máxima representação da Igreja.

O pontífice como figura associada à religião

De acordo com os historiadores e especialistas em funcionamento das instituições religiosas, foi no Império Romano que a função do pontífice mudou e transformou os aspectos relacionados à religião. Assim, surgiu o Colégio de Pontífices, uma instituição que hoje não existe mais, mas que tinha como objetivo reunir os sacerdotes e os responsáveis pela religião mais importante de todo o território romano.

Administravam e tomavam decisões que tinham a ver com o funcionamento dos cultos e religiões. É a partir daqui que esta palavra começa a se aproximar do seu significado atual e que nos referimos ao Supremo Pontífice da Igreja Católica ou Papa.

Características do Supremo Pontífice na atualidade

Após a morte de Jesus surgiu o Papa ou Supremo Pontífice da Igreja Católica, a partir daí suas funções e o alcance de sua figura se tornou extremamente importante.

Embora a principal atividade de quem ocupe este cargo seja administrar a religião, sua importância tem variado se considerarmos que hoje em dia a Igreja tem uma presença em quase todo o planeta e que as questões a resolver afetam muita gente.

Principalmente, o Supremo Pontífice da Igreja Católica deve velar pelo bem-estar da população, proclamando paz, respeito e tolerância entre os povos, tarefa pela qual é de extrema importância seu trabalho junto aos pontífices de outras igrejas ou credos.

Imagem: Fotolia. pmmart

Relacionados:

  1. Arcebispo
  2. Encíclica Papal
  3. Etimologia
  4. As Cruzadas
  5. Dignidade
  6. Sínodo
  7. Centurião Romano
  8. Letrado
  9. Presbitério
  10. Tabernáculo