Conceito » Esporte » Contorcionismo

Contorcionismo - Conceito, o que é, Significado

Uma dos espetáculos mais chamativos por sua originalidade é o contorcionismo. As pessoas que praticam são contorcionistas e sua habilidade consiste em realizar movimentos com o corpo, aparentemente impossíveis de executar.

São capazes de realizar todo tipo de postura, seja ela estranha ou não, para isso dobram suas articulações até o extremo.

Entre os movimentos mais comuns, podemos destacar: o arqueamento das costas até que a cabeça entre em contato com os pés, as verticais invertidas, sentar-se sobre a própria cabeça, passar o tronco entre as pernas, entre outras. Normalmente, esta disciplina é praticada por mulheres jovens, já os homens são poucos os que se dedicam a essa prática.

O contorcionismo é considerado uma arte da flexibilidade

Alguns dos seus praticantes já se exercitaram anteriormente em outras técnicas que também exigem uma considerável flexibilidade, como ioga, as artes marciais e o balé.

Como regra geral, esta disciplina é realizada de maneira individual, com acompanhamento de música e vestimenta apropriada. Em certas ocasiões, os movimentos do corpo são acompanhados por outras habilidades complementares, por exemplo, o tiro de arco com os pés, entrar em um recipiente minúsculo, imitar formas de animais, fazer malabares, criar formas geométricas com o corpo, etc. Por todas estas características o espetáculo de um contorcionismo está tradicionalmente associado ao mundo do circo.

Em relação ao contorcionismo existem alguns falsos mitos: que os contorcionistas utilizam óleos de repteis para ficarem mais flexíveis ou para que seu corpo tenha outro tipo de articulação.

O contorcionismo tem uma base genética, mas pode ser exercida

O contorcionismo como disciplina é uma combinação de espetáculo e esporte. Seus praticantes precisam de uma excelente forma física, além de grande flexibilidade, elasticidade e harmonia em seus movimentos. As pessoas que se dedicam a esta prática têm condições naturais excepcionais e uma genética especial, pois de outra forma não poderiam realizar tais movimentos. No entanto, sem um treinamento específico seria impossível praticar o contorcionismo.

Em certas ocasiões, os contorcionistas dispõem de um problema hereditário que lhes permite realizar movimentos inimagináveis.

Esta patologia é a síndrome de Ehlers Danlos ou síndrome da hipermobilidade articular. A principal característica deste distúrbio é a mobilidade desproporcional das articulações.

Em certas ocasiões esta síndrome provoca lesões e dores articulares, mas às vezes esta raridade pode ser benéfica em determinadas atividades físicas como o contorcionismo. Devido a isso, afirma-se que o contorcionismo, além de ser uma raridade espetacular, não deixa de ser uma doença.

Imagem: Fotolia. nuriagdb

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: