Ameno - Conceito, o que é, Significado

Costuma-se dizer que uma pessoa, um filme ou uma atividade é amena quando é agradável e prazerosa por algum motivo. Em geral, as pessoas amenas são aquelas de boa conversa e que contam assuntos divertidos, por outro lado, acredita-se que uma pessoa é chata quando seu comportamento e a maneira de ser são pouco estimulantes. Algo parecido acontece com o mundo do espetáculo, onde ameno e chato são dois adjetivos comuns na hora de descrever os sentimentos dos espectadores.

A amenidade e o prazer

A amenidade de algo tem uma relação direta com o prazer. Pode-se dizer que algo é ameno quando proporciona certo prazer. Como todos já sabem, os seres humanos buscam o prazer e evitam a dor como regra geral. Consequentemente, consciente ou inconscientemente, temos atitudes prazerosas com o propósito de nos sentir bem. No entanto, o prazer e a dor podem estar ligados entre si.

Vamos pensar em uma atividade amena como ir ao teatro. A princípio decidimos ir porque queremos passar um tempo agradável, mas a representação teatral pode nos provocar tristeza ou melancolia por algum motivo, uma circunstância que tem um componente doloroso. Neste sentido, no mundo do espetáculo, há dois tipos de representações: as que são abordadas como simples entretenimento (por exemplo, o circo e a comédia) e aquelas que contam com outros ingredientes (em uma tragédia o espectador se diverte, mas ao mesmo tempo reflete a partir dos problemas que afetam os personagens).

A amenidade e o conhecimento

Certas atividades nos parecem amenas, pois previamente já estamos familiarizados com elas através de um processo lento de conhecimento. Quando uma pessoa começa a estudar latim é mais provável que não se divirta, mas com o passar do tempo pode desfrutar das leituras dos clássicos ou inclusive fazer parte de um grupo que se reúna para falar em latim. Este simples exemplo nos faz lembrar que muitas vezes algo nos resulta difícil e chato, enfim, consideramos muito ameno.

A importância do lazer

As 24 horas do dia se dividem normalmente em três partes: as horas de dormir, outras para trabalhar e o restante para o lazer. A maioria das alternativas de lazer e tempo livre tem em um denominador comum: ser desfrutada pelo consumidor e considerada amena.

Cada indivíduo tem seu próprio critério na hora de avaliar algo como ameno ou chato. Nenhuma atividade é objetivamente amena ou chata, pois qualquer consideração que seja depende de muitos fatores (interesses pessoais, culturais, motivacionais, etc.). No entanto, as empresas ou instituições que se dedicam ao lazer procuram fazer com que suas propostas sejam as mais amenas possíveis e para o maior número de pessoas.

Imagem: Fotolia. dark_ink

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: