Conceito » Sociedade » Lollapalooza

Lollapalooza - Conceito, o que é, Significado

Os festivais de música são eventos massivos de projeção internacional. Um dos mais prestigiados é o Lollapalooza e vem sendo realizado desde 1991. Trata-se de um evento que tem como protagonista os grupos rock alternativo, heavy metal, punk rock e indie. A maioria do público pertence à Geração X, aqueles que nasceram entre os anos 60 e 70 após o baby boom.

O cantor Perry Farrel da banda Jane's Adiction é o fundador do festival

Segundo a versão de Perry Farrell, o curioso termo que dá nome ao evento vem de uma das atuações do grupo de comediantes norte-americanos "Os três patetas". Supostamente, a palavra se refere a uma circunstância inesperada, surpreendente e excepcional.

Nas primeiras edições o festival aconteceu em Chicago e para complementar as atuações eram apresentados espetáculos de circo, campanhas sociais e barracas de comida ecológica. Desde 2011 é realizado em diferentes cidades do planeta (por exemplo, em 2011 em Santiago do Chile, 2012 em São Paulo e 2015 em Berlim). A edição de 2018 foi realizada em Santiago do Chile e como normalmente acontece os ingressos se esgotaram em poucas horas depois de colocados à venda.

Um dos festivais de música mais importantes do plano internacional

A maioria das edições tem sido um sucesso, tanto pelo grande comparecimento de público como pela qualidade das bandas. Existem outras circunstâncias que explicam sua popularidade: o serviço de streaming ao vivo, o transporte privado do Lollabus, os controles de acesso efetivos, a área para crianças (LollaKids) e os shows paralelos. O Lollapalooza se tornou uma potente marca de entretenimento musical e em julho de 2018 foram vendidos 120.000 ingressos em poucas horas para a edição de 2019 na Argentina (os fãs do festival não sabem quem vai se apresentar, mas confiam na seleção musical dos organizadores).

Por seus palcos passaram bandas e artistas lendários: Los Bunkers, Empire of the Sand, Two Door Cinema Club, Kings of Leon, Bad Religion, Metallica, Flume, Oliver Heldens e Dillon Francis. O impacto cultural vai além das fronteiras da música, uma vez que a marca do festival já apareceu em séries televisas, como Os Simpsons ou South Park.

Além da música

O Lollapalooza é um claro exemplo do sucesso de alguns festivais de música. O público comparece a este evento por vários motivos: desfrutar de sua música predileta, ter umas férias diferentes, reunir-se com amigos ou simplesmente estar ao ar livre em um ambiente internacional em que todos se entendem pela linguagem universal da música.

Imagem: Fotolia. ChiccoDodiFC

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: