Conceito » Ecología » Ciclo Celular

Ciclo Celular - Conceito, o que é, Significado

Todos os seres vivos são formados por células. Seus tamanhos e funções podem ser diferentes, mas todos eles têm em comum a presença de três estruturas: uma membrana, o citoplasma e o material genético que se encontra no núcleo. A membrana é a camada que envolve a célula, protege do meio externo e permite a função da nutrição.

O citoplasma é uma substância que se encontra entre a membrana e o núcleo. É ali onde se encontram todos os orgânulos. O núcleo é o órgão mais importante porque regula a função das células e é também o centro onde se encontra o material genético transmitido de um ser para o outro.

As células de um organismo têm um ciclo de vida que apresenta várias etapas. Cada etapa tem uma função específica.

Etapas de desenvolvimento de uma célula

Existem as etapas g, também chamadas de etapas de crescimento (a letra g é empregada porque vem do inglês grown, que significa mais precisamente o crescimento). Durante este período ou etapa, a célula cresce em relação ao número de orgânulos e assim se prepara com a chegada do momento da divisão celular (durante esta fase ocorre a síntese de proteínas). Por outro lado, a célula cresce aumentando seu volume. Nesta fase, ocorre a duplicação do DNA, que é a mais específica da fase de síntese. Quando a célula está pronta, ocorre a fase de mitose ou meiose de acordo com o tipo de célula. Deve-se destacar que alguns tipos de células não se dividem, da mesma maneira que acontece com os neurônios do cérebro.

Regulagem do ciclo celular

Se as condições são ótimas, algumas células eucariontes podem ser dividas a cada 20 minutos. No entanto, a frequência da divisão celular varia dependendo das espécies e dos tecidos. Sobperfeitas condições de nutrição, temperatura e PH a duração do ciclo celular eucarionte é constante para cada tipo de célula. Nota-se que há determinadas moléculas reguladoras em todos os eucariontes que controlam o ciclo celular.

Estas moléculas reguladoras são encontradas em todo tipo de organismos vivos e graças a eles ocorre uma sequência de eventos específicos dentro do ciclo celular. Agem como programas genéticos e permitem que cada fase de desenvolvimento da célula possa ser completada adequadamente (por exemplo, se uma célula produz um DNA danificado, o ciclo celular é interrompido).

Entre as moléculas envolvidas na regulagem do ciclo celular, devem-se destacar as proteínas quinases, que são enzimas que ativam outras proteínas por fosforilação, que é o processo metabólico que permite a respiração celular.

Imagem: Fotolia. Minerva

Relacionados:

  1. Célula Eucariótica
  2. Célula Vegetal
  3. Metáfase
  4. Organelas Celulares
  5. Célula
  6. Fertilização
  7. Nucleotídeos
  8. Código Genético
  9. Crescimento
  10. Ciclo de Krebs