Em termos gerais, o termo catálogo se refere a uma lista organizada ou classificada de qualquer tipo de objetos (moedas, produtos à venda, documentos, entre outros) ou então de pessoas. Catálogo é o conjunto de publicações ou objetos normalmente classificados para a venda.
Muitas vezes, o catálogo acaba sendo a melhor maneira e a mais organizada que uma empresa tem em mãos na hora de apresentar os produtos que fabrica ou comercializa ao mundo. Geralmente, o catálogo é composto pelas imagens dos produtos ou serviços oferecidos pela empresa e que podem vir acompanhados de pequenas descrições, como o preço ou alguns dos principais benefícios do produto. Afinal de contas, o catálogo não é nada mais do que uma comunicação visual exibida ou produzida.
O catálogo é tratado como uma comunicação visual, assim como um ponto de encontro entre a empresa e seus potenciais clientes. É por isso que além de apresentar o produto ou serviço com toda sua pompa visual, suas funções, materiais e especificações, trata-se de uma boa oportunidade para apresentar a empresa, mostrar quem a fundou, seus funcionários, seus objetivos, suas principais tarefas, suas instalações, suas formas mais tradicionais de contato, entre outros dados inerentes à empresa.
Outra questão a ser levada em conta na hora de elaborar ou projetar um catálogo é seu objetivo básico, pois se a ideia, por exemplo, é apenas divulgar as ofertas do mês da empresa, então não vale a pena gastar muito com isso (com o papel, o cuidado do texto, etc.), podem ser feitos com papel mais simples e sem muito trato no design, no entanto, quando a ideia é a apresentação especial de um produto ou serviço, devem-se considerar recursos de maior qualidade no momento de sua elaboração.
Imagem Fotolia: VadimGuzhva
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (dez., 2018). Conceito de Catálogo. Em https://conceitos.com/catalogo/. São Paulo, Brasil.