Denomina-se avaliação o processo dinâmico através do qual, e indistintamente, uma empresa, organização ou instituição acadêmica pode conhecer seus próprios rendimentos, especialmente seus lucros e fraquezas e assim reorientar propostas ou focar-se naqueles resultados positivos para fazê-los ainda mais rentáveis.
Historicamente, a avaliação surge como uma ferramenta de controle, assim é que através dela os estabelecimentos de ensino não somente controlam a aprendizagem de seus alunos, senão que, além disso, lhes permite exercer um controle cuidadoso sobre a tarefa que realizam os mestres, já que são estes os que definitivamente têm a enorme responsabilidade de levar a cabo esta questão tão determinante para o progresso e a evolução da humanidade em qualquer parte do mundo. Ou seja, que contrariamente ao que se acredita, que unicamente os alunos são os que estão sujeitos à avaliação numa instituição educativa, os professores também o estão, já que eles na realidade são a chave e peça fundamental do processo de educação e que definitivamente terminarão de marcar o sucesso ou o fracasso do mesmo.
Ainda que em muitas culturas e sociedades o tema da avaliação sempre tem estado mais associado ao aluno e a um número para superar e para cumprir com a aprovação de uma determinada matéria e adeus, nos últimos tempos vem se apoiando em disciplinas como a psicologia pois se está tentando mudar esta mentalidade um tanto arcaica e que pouco a pouco se está consertando dentro das possibilidades e características individuais de cada pessoa e poder desta maneira atender e consertar aqueles pontos fracos que se podem apresentar no processo de aprendizagem e deste modo conseguir que a avaliação além de nos dar um número que lhe permita ao aluno ou ao mestre passar de grau ou se posicionar melhor em sua carreira, segundo corresponda, nos fale um pouco mais das fraquezas e dos acertos que se podem dar neste processo.
No entanto e afastando-nos estritamente do âmbito educativo onde claro a avaliação tem uma presença muito forte e permanente, nas últimas décadas, esta se converteu também numa fiel aliada no mundo comercial e dos negócios, já que se costuma abrir mão dela para avaliar o desempenho de empregados e em caso de ser necessário implementar as apropriadas capacitações para melhorar a tarefa que estes realizam, ou, já indo à procura dos sempre tão ansiados resultados econômicos, um processo de avaliação referido unicamente nas finanças de uma empresa, poderá estudar e no caso de que seja necessário escolher alternativas que melhorem a produtividade de um negócio.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (ago., 2013). Conceito de Avaliação. Em https://conceitos.com/avaliacao/. São Paulo, Brasil.