Conceito » Religião » Arca da Aliança

Arca da Aliança - Conceito, o que é, Significado

Supõe uma relíquia mencionada na Bíblia que envolve um mistério. Seu significado faz parte da tradição judaica e cristã. Segundo os Evangelhos, foi construída no Monte Sinai seguindo as instruções de Deus. Este tesouro representa a presença de Deus na Terra e por este motivo despertou o interesse de pesquisadores e teólogos.

O que a Bíblia diz a respeito?

Trata-se de um cofre feito de madeira e revestido ouro que foi depositado em um recinto sagrado, mais especificamente o Sancta Sanctorum integrado no Templo de Jerusalém. Este cofre contava com algumas das mais preciosas relíquias do povo judeu: as tábuas da lei, a vara de Arão e o pote de Maná.

Cada um desses elementos tem um significado especial:

1) as tábuas da lei se referem às duas tábuas de pedra que Deus escreveu a lei do Dez Mandamentos e que foram entregues a Moisés;

2) a vara de Arão (Arão era o irmão de Moisés) faz alusão a quem deveria conduzir o povo de Israel até a Terra Prometida;

3) o pote de Maná simboliza o alimento do povo hebreu em sua viagem pelo deserto.

Segundo as Escrituras Sagradas, dois querubins de ouro protegem a Arca da Aliança com suas asas

Esta relíquia desapareceu quando os hebreus e os filisteus se enfrentaram em uma batalha. Os filisteus tomaram posse da arca e como Deus não aceitava esta ação decidiu castigar os filisteus com uma epidemia.

O profeta Samuel conseguiu recuperar a Arca e, posteriormente, o rei Davi a levou para Jerusalém.

Um tesouro mítico do Antigo Testamento que se encontra todo tipo de versão

De acordo com as crônicas dos reis da Etiópia contidas no livro Kebra Nagast, o imperador Menelik I se apoderou da Arca da Aliança, onde a mesma se encontra escondida na cidade sagrada de Axum em uma igreja ortodoxa.

Outra versão generalizada afirma que quando as tropas do rei Nabucodonosor II entraram em Jerusalém, no ano de 586 a. C, se apoderaram da Arca e ela finalmente desapareceu.

Alguns pesquisadores afirmam que esta relíquia permanece escondida em algum lugar na cidade de Jerusalém.

O mistério da Arca despertou o interesse da indústria cinematográfica

Neste sentido, o filme "Em busca da Arca Perdida" é uma história de aventuras na qual um professor de arqueologia, Indiana Jones, segue a pista da Arca da Aliança e com isso passa a enfrentar todo tipo de perigo para encontrá-la.

Imagem: Fotolia. sila5775

Relacionados:

  1. Torá
  2. Antigo Testamento
  3. Sabbat
  4. O Levítico
  5. O Pentateuco
  6. Ladainha
  7. Muro das Lamentações
  8. Agnus Dei (Cordeiro de Deus)
  9. Tanach
  10. Panenteísmo