Conceito » Direito » Apropriação

Apropriação - Conceito, o que é, Significado

Apropriação é um dos muitos substantivos que provém de um verbo, neste caso, do verbo apropriar-se. Em geral, dizemos que há uma apropriação quando algo passa de um proprietário para outro. Assim, quando se diz "meu amigo se apropriou da minha bicicleta" entende-se que algo mudou de proprietário. Obviamente, esta ação pode estar dentro ou fora lei.

Apropriação cultural

Em termos culturais ocorre uma apropriação quando uma cultura absorve a outra. Este fenômeno pode acontecer em vários contextos:

1) em áreas de fronteira, onde duas comunidades têm vínculos estreitos e um deles acaba se impondo sobre o outro;

2) em situações de dominação política, na qual um país se apropria de outro através de uma ocupação e submetendo-o de forma política e cultural.

3) no mundo globalizado, a cultura ocidental dominante está associada a certa apropriação das tradições culturais minoritárias.

No campo empresarial e nas relações entre o estado e os cidadãos

As companhias competem entre si dentro de um mercado de livre concorrência. Neste contexto é comum uma empresa apropriar-se dos clientes através de alguma estratégia (por exemplo, através de preços mais atraentes para os consumidores ou então através de uma boa campanha de marketing). Neste tipo de situação, a apropriação é absolutamente legal.

Um estado pode apropriar-se dos bens de um indivíduo por vários motivos: porque seus bens foram apreendidos ou por interesse geral (por exemplo, uma expropriação de um terreno).

No campo jurídico

Na terminologia jurídica é comum utilizar o conceito apropriação indevida. Normalmente se fala disso quando, após um contrato ou acordo, um bem ou capital precisa ser devolvido porque está incluído no contrato. Se isso não acontecer ocorre um crime de apropriação indevida. Entre os crimes econômicos, a apropriação indevida é a mais comum, juntamente com a fraude e a falsificação.

No campo da filosofia

Algumas abordagens filosóficas acreditam que através da linguagem os humanos se apropriam da realidade. Assim, a linguagem permite comunicar e transmitir ideias e sentimentos, assim como é um mecanismo para entender o mundo como um todo, isto é, nossa mente se apropria de tudo que há no mundo.

Imagem: Fotolia. PrettyVectors

Relacionados:

  1. Propriedade Privada-Pública
  2. Furto
  3. Dominação
  4. Peculato
  5. Aculturação
  6. Etnocídio
  7. Sincretismo
  8. Empréstimo Linguístico
  9. Cultura
  10. Excludente