No século XVI, nos territórios da atual Alemanha e Suíça, surgiu a comunidade menonita, uma corrente cristã anabatista que se expandiu à Rússia e em seguida aos Estados Unidos. No século XVIII, um ramo dissidente foi formado, chamado de Amish. O nome deste grupo se deve ao seu fundador Jacob Ammann.
Atualmente, as diversas comunidades Amish se encontram principalmente nos Estados Unidos, Canadá, Bolívia e Argentina. Estima-se que existam cerca de 200.000 em todo o mundo e a maioria continua usando um dialeto alemão.
Do ponto de vista religioso, os amish seguem a Bíblia segundo uma interpretação bem restrita, porém em suas comunidades não há uma hierarquia religiosa. Acreditam que a eletricidade, a música, as danças e o rádio são contrários às Escrituras Sagradas e por isso vivem de acordo com os hábitos de 200 anos atrás. Neste sentido, não utilizam veículos motorizados, mas se locomovem em carros guiados por cavalos.
Aos 16 anos entram em contato com a sociedade durante um período de tempo e depois tomam uma decisão: voltar para a vida Amish ou abandoná-la.
A vida dos amish é pacífica, centrada na agricultura ou pecuária e distante da sociedade. Têm suas próprias leis e quando um amish viola as normas estabelecidas devem mostrar seu arrependimento em público diante de toda a comunidade. Cada comunidade amish tem seus próprios códigos e regras, os ordnung.
Se um amish toma a decisão de deixar a comunidade, não pode regressar em hipótese alguma, nem mesmo manter contato com sua família. Devido a este isolamento e endogamia, os amish desenvolveram algumas mutações genéticas que levaram a problemas mentais, além de distúrbios no movimento e doenças recessivas.
Do ponto de vista cultural seus conhecimentos são muito escassos, já que as escolas se limitam a estudar a Bíblia e os elementos mais básicos de matemática.
Nos últimos anos, alguns membros destas comunidades se rebelaram e mostraram seu descontentamento com as regras estritas de conduta a ser seguidas. Esta atitude rebelde lhes resultou numa rejeição de sua comunidade. Houve casos também de abuso sexual contra crianças e por isso foram julgados pelos tribunais ordinários de justiça.
Imagem: Fotolia. Daniel Thornberg
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jul., 2017). Conceito de Amish. Em https://conceitos.com/amish/. São Paulo, Brasil.