Vocação - Conceito, o que é, Significado

VocacaoA vocação é a inclinação natural que tem uma pessoa em realizar determinadas ações em sua vida social. A vocação vem de uma expressão latina que remete ao chamamento, como se a inclinação de realizar uma determinada atividade viesse do exterior. A este respeito, existem inúmeros exames e cursos que permitem identificar a tendência que uma pessoa tem em relação ao trabalho ou estudo que aspiram.

A vocação se descobre com o tempo e pela observação das tarefas que mais lhe agrada. Esta circunstância pode ser pouco clara a princípio, por isso que com a chegada da idade adulta são feitas avaliações vocacionais com a intenção de identificar partes de sua personalidade juntamente com estas inclinações, para assim dar uma orientação a cada pessoa sobre o trabalho ou a área que melhor se adapte.

As tarefas que as crianças costumam executar com mais prazer e integridade são aquelas que provavelmente servem de base para o desenvolvimento de uma vocação. No entanto, vale destacar que para uma determinada vocação desenvolver-se no futuro como atividade de trabalho, é necessário orientar-se não apenas pelo prazer, mas para o benefício de outros. Assim, existe uma passagem do que pode ser uma atividade simplesmente individual e para beneficio próprio ao desempenho de um serviço a terceiros.

É importante considerar que o seguimento de uma vocação pode ser evitado. Isto acontece na religião e também é a mais secular. Evitar o caminho que a pessoa gosta ou sente prazer pode acarretar baixa autoestima e não o deixar focado totalmente no trabalho que realiza, levando a má qualidade do mesmo. É por isso que é necessário ter tempo para descobrir sua vocação e assim escolher a melhor opção de trabalho, além de procurar um profissional da área para orientá-lo quando for preciso.

Finalmente, se depois de muitos anos, uma pessoa sentir-se desgostosa com que está fazendo e decidir mudar esta situação, buscando uma nova atividade que lhe proporcione mais prazer e melhor desempenho, é lógico que surgiram dúvidas se é conveniente mudar o rumo que seguiu por tanto tempo. No entanto, se aflora a ideia de que outra atividade seria a melhor solução a tomar e é importante seguir.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: