Hater - Conceito, o que é, Significado

A palavra hater é um anglicismo que nos últimos anos tem se popularizado no contexto das redes sociais. Compreende e define alguém que odeia.

Este termo é usado para referir a todas as pessoas que expressam seus sentimentos de ódio aos demais aproveitando o anonimato da internet.

O objetivo do insulto de um hater pode ser para uma pessoa específica, mas também para uma marca comercial, uma entidade, um coletivo ou algum ideal. Em regra geral, sua atitude não tem uma justificativa concreta, ele simplesmente odeia alguém ou algo e seus correspondentes seguidores.

Diferentes abordagens desta classificação

Um dos objetivos prediletos de um hater é ser um youtuber de prestígio, ou seja, aquele que utiliza a plataforma do YouTube para transmitir suas inquietações e ideais, assim como conseguir certo reconhecimento social.

O hater se dedica ao insulto sistemático por pura diversão, neste caso é conhecido como troll-hater. Deve-se destacar que os conceitos troll e hater se encontram diretamente interligados, pois troll é um indivíduo que utiliza as redes sociais para provocar e gerar conflitos.

Em certas ocasiões, estas pessoas são antigas seguidoras de alguém e que passaram do amor ao ódio por algum motivo. Por exemplo, quando esta pessoa se sente decepcionada ou traída por seu youtuber favorito, decide começar uma campanha de desprestígio contra ele.

Às vezes inicia o ataque com boas palavras e afirmações do tipo “tenho direito de expressar minha opinião”, entre outras parecidas. Depois começa com os insultos, ataques e desqualificações.

Frequentemente, trata-se de um indivíduo que tem uma mania por alguém ou algo e por este motivo inicia uma campanha obsessiva contra essa pessoa

Mesmo a figura do hater sendo relativamente nova, o fato de odiar é tão antigo como a própria humanidade.

Normalmente o ódio vem acompanhado por um conjunto de sentimentos, como a raiva, o rancor, a inveja e a antipatia. Do ponto de vista da psicologia, é um sentimento duradouro e intenso que surge na alma humana como uma reação de raiva frente ao outro ou a algo. Aqueles que têm esta vocação experimentam o desejo de destruir ou castigar a pessoa que odeia.

Embora todas as pessoas tenham certa capacidade para odiar, alguns desenvolvem este instinto ao extremo, chegando a transformar-se em uma característica de sua personalidade. O indivíduo misantropo é um protótipo que expressa melhor esta tendência, já que a misantropia é a pura aversão e repulsa para com a espécie humana.

Imagem: Fotolia. matiasdelcarmine

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: