Semáforo - Conceito, o que é, Significado

SemaforoO semáforo é um aparelho eletrônico com luzes destinado a dar informações aos motoristas. Como regra geral, o semáforo se encontra situado no cruzamento de algumas ruas e tem como objetivo indicar o momento de circulação, quando não se pode passar e a hora de transição em uma ou outra circunstância.

As três possibilidades mencionadas são expressas através de um sistema de luzes com cores. O vermelho informa a proibição, o verde a autorização e o amarelo adverte a troca de uma luz para outra. Este sistema é universal, embora existam algumas modificações em função do código de circulação de cada país, como o amarelo que possui usos que não são homogêneos.

Como sinal visual de informação, o semáforo é aplicado da mesma forma em outros contextos de circulação, por exemplo, para indicar que dentro de um estacionamento é permitida ou não a entrada de veículos, assim como participa do controle das ferrovias.

O primeiro semáforo foi instalado na Grã Bretanha no final do século XIX e tinha como fim controlar o acesso ferroviário próximo ao parlamento britânico

Quando o automóvel se popularizou em todo mundo se tornou necessária a introdução de um sistema de controle de circulação com um semáforo igual os existentes na atualidade. Para o trânsito de automóveis, Detroit foi a primeira cidade a implantar o sistema de três luzes na década de 1920.

Modelos para cegos

O conceito semáforo não tem mudado substancialmente em quase cem anos de existência. Entretanto, este dispositivo não era útil para favorecer a circulação de pedestres cegos.

A partir de 1980 começou a funcionar os semáforos adaptados aos cegos. Sua aparência era exatamente a mesma de que qualquer outro. Foi introduzido também um dispositivo que era acionado pela pessoa cega, de modo que o semáforo emite um sinal acústico (um som) para indicar que o momento de atravessar a rua.

O semáforo para pessoas cegas é um exemplo do avanço da tecnologia, ou seja, é um instrumento tecnológico que pode ser utilizado por toda a população sem nenhuma exceção.

Estes semáforos existem apenas em algumas cidades e são colocados em lugares estratégicos. A importância deste avanço é o fato de que assim ninguém é excluído e que as pessoas com incapacidade visual podem circular como pedestres com devida segurança e normalidade.

Imagem: iSTock. Sablin

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: