Companheirismo - Conceito, o que é, Significado

CompanheirismoExistem habilidades sociais que mostram a generosidade e o altruísmo que existe no coração do homem: o companheirismo é um claro exemplo de como podemos tornar a vida agradável junto aos outros a partir de pequenos detalhes. Trata-se de um gesto de companheirismo ajudar um colega de trabalho que está atrasado com o objetivo de que ele possa cumprir a tarefa dentro do tempo estabelecido. As pessoas que são amigas são um exemplo a seguir; determinada atitude pode servir de estímulo para todos aqueles que fazem do individualismo uma máxima em sua vida. O companheiro ou amigo percebe que recebe muito mais do que dá quando ajuda o outro a superar seus limites. Quando uma pessoa é amiga significa que ela tem humildade de reconhecer que precisa de ajuda em certos momentos.

Um colega de trabalho não tem necessariamente que ser seu amigo, no entanto, isso não significa que a relação de companheirismo não seja agradável e positiva. Um bom relacionamento de companheirismo proporciona motivação para uma equipe de trabalho e também melhora a autoestima.

Existem esportes que mostram de forma clara o valor do companheirismo e são fundamentais para a execução dos objetivos coletivos: o futebol é um exemplo claro de como os jogadores devem estar unidos para alcançar um objetivo em comum, além de qualquer tipo de vaidade.

Há trabalhos em que um dos requisitos básico para ter acesso a determinado cargo é ter a capacidade de trabalhar em equipe de forma eficaz. Neste caso, ser bom companheiro é uma premissa básica.

Aqueles que são bons companheiros evitam as críticas pessoais e sempre dão apoio de forma amável. São pessoas com um diálogo interior positivo, isto é, por ter uma boa relação consigo mesma também têm com os outros. Ser um bom companheiro é uma aprendizagem que a pessoa adquire ao longo da sua vida a partir da experiência. As crianças tendem a ser companheiras no colégio onde passam a interagir com outras crianças.

Enfim, um bom companheiro é uma pessoa humana como as demais, ou seja, também têm erros e defeitos. Entretanto, sua atitude positiva e receptiva é bem aceita pelo próximo.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: