Posto de Trabalho - Conceito, o que é, Significado

Posto-de-TrabalhoA ideia de posto de trabalho é aplicada em princípio ao espaço que realiza que uma atividade trabalhista. Entretanto, em alguns trabalhos, não há um lugar específico para efetuar as tarefas (vamos pensar na policia, no motorista e no pastor). Consequentemente o conceito posto de trabalho se refere à própria atividade.

Há trabalhos que necessitam ser realizados em um lugar específico. As pessoas que trabalham no comércio, na administração ou em um recinto específico necessitam de lugares que estejam habilitados e em reais condições para exercer a profissão. A legislação trabalhista obriga o posto de trabalho estar em perfeitas condições de segurança e higiene. Estes aspectos são importantes tanto para o empregado como para o empregador.

Há trabalhos em que a noção de lugar físico é irrelevante, pois muitos ofícios são realizados de maneira itinerante.

Nos últimos anos, houve uma autêntica revolução na valorização do que é um posto de trabalho. A irrupção das novas tecnologias permite a visualização de uma nova modalidade de emprego: o teletrabalho. Trata-se de uma abordagem que vai mais além, na qual as tarefas são executadas através de um computador fixo ou portátil e, portanto, é irrelevante o lugar. A única coisa que importa é a função que se dá ao termo. Vamos pensar em uma loja tradicional que aos poucos vai perdendo lugar para o comércio on-line. Nela, os consumidores realizam suas compras sem necessidade de deslocar-se.

Quando se fala em posto de trabalho se faz menção a uma aspiração pessoal, ao desejo de incorporar-se a uma profissão. Os índices de desemprego são elevados na maioria dos países, neste sentido, é um problema arrumar um emprego. Diante dessa circunstância, as pessoas que não trabalham buscam uma formação contínua. Desta maneira, estão as melhores condições para conseguir o desejado posto, onde se torna possível obter um salário e uma estabilidade econômica.

Décadas atrás, os trabalhos eram realizados durante toda a vida profissional e não havia mudanças substanciais. O indivíduo começava como aprendiz ou estagiário e ia melhorando sua qualificação até consolidar-se no seu novo emprego, que geralmente durava por muitos anos. Esta situação já não é mais habitual, uma vez que a ideia de posto de trabalho hoje em dia é instável e que muda a toda hora.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: