Conceito » Psicologia » Emoções Instrumentais

Emoções Instrumentais - Conceito, o que é, Significado

O universo emocional faz parte do coração humano. E para conhecer a si mesmo, cada um pode refletir sobre suas emoções, uma vez que reagimos constantemente diante dos estímulos do entorno.

Existem diferentes tipos de emoções e é recomendável enumerar os diversos tipos para compreender a essência de cada uma.

Emoções estéticas

São essas emoções que nascem em contato com a contemplação da beleza. Isto é, são emoções que nascem do poder de desfrutar a arte da contemplação. Por exemplo, a pessoa experimenta emoções estéticas ao observar uma bela paisagem.

Emoções instrumentais

As emoções instrumentais, como seu próprio nome indica, têm um valor de meio, ou seja, são um instrumento. Um instrumento que busca alcançar algo em troca. Por esta razão, este tipo de emoção pode ser pouco saudável quando se busca o efeito da manipulação de outra pessoa. Por exemplo, a emoção do desagrado se torna instrumental quando através do castigo da indiferença a pessoa irritada deseja produzir determinada reação na outra pessoa.

As emoções instrumentais se tornam negativas quando passam a ser habituais. Por exemplo, quando uma pessoa se faz de vítima ficando triste constantemente para chamar a atenção do seu entorno.

Ou seja, quando agimos desta maneira, buscamos de um modo consciente ou inconsciente, que uma ou certas pessoas reajam exatamente da forma que esperávamos. Portanto, o uso deste tipo de emoções pode mostrar a falta de comunicação da pessoa que não é capaz de expressar de forma assertiva o que quer e o que precisa. Mas, espera que os outros adivinhem seus pensamentos.

Emoções ambíguas

As emoções também podem estar condicionadas pela ambiguidade. Ou seja, são emoções que não podem ser avaliadas como agradáveis ou desagradáveis por conta própria, mas que devem ser observadas em relação ao contexto. Por exemplo, a emoção de surpresa é muito agradável quando esta é causada por um acontecimento feliz. No entanto, pode ser desagradável quando é causada por uma ocorrência incômoda.

A esperança também é ambígua porque está vinculada a um fato triste do presente, mas em compensação também se refere a um bem esperado no futuro.

Emoções sociais

São estas emoções que mostram a natureza social do ser humano, ou seja, nascem dos laços com os demais através do companheirismo, da amizade e do amor. Por exemplo, a amabilidade é uma emoção social.

Imagem: Fotolia. Bednarek

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: