Conceito » Comunicação » Vociferar

Vociferar - Conceito, o que é, Significado

Quando alguém levanta a voz excessivamente para comunicar-se significa que está vociferando. A ação de vociferar é normalmente empregada em situações de intensa turbulência emocional, como nas discussões de casal, nos momentos de grande alegria ou diante de ataques verbais acompanhados de insultos.

O fato de vociferar pode estar associado tanto às situações dramáticas como às alegres. Quando se vocifera em uma discussão, pode tratar-se de um primeiro passo para uma ação violenta e quando se grita em momentos de plenitude é simplesmente uma forma de expressar grande satisfação.

Um exemplo de má educação

Se uma pessoa tem o hábito de falar alto é bem provável que este comportamento cause a rejeição dos demais. Em muitos países vociferar é considerado um sintoma de falta de educação.

Uma característica da cultura latina

Tanto os espanhóis como os latinos em geral têm o costume de levantar a voz em excesso em suas relações sociais. Não fazem isso necessariamente em um contexto violento, mas faz parte de sua tradição cultural. Naturalmente, este comportamento chama a atenção de outras pessoas que não têm o hábito de gritar, pois consideram isso um ato desagradável.

Contextos de língua associada à ação de vociferar

Se uma pessoa canta mal e sua voz é pouco melodiosa, com certeza vão dizer que ela está vociferando.

Embora em determinadas situações a ação de vociferar tenha uma conotação negativa, em alguns contextos sociais é algo totalmente aceito, por exemplo, para animar um espetáculo ou prestar apoio em uma atividade desportiva.

Nas relações sexuais há pessoas que expressam seu prazer através de gritos, neste caso, em as vozes em tom elevado comunicam um estado emocional intenso.

As crianças têm o hábito de levantar a voz em muitas de suas atividades. Seus gritos expressam sua vitalidade, mas em certas ocasiões pode irritar os adultos.

Na linguagem escrita o ponto de exclamação é usado para comunicar que se eleva a voz em uma oração. Se numa mensagem ou num diálogo da internet se recorre às letras maiúsculas de maneira contínua indica certa agressividade verbal e, portanto, é uma forma de gritar ou vociferar.

Imagem: Fotolia. b_susann_k

Relacionados:

  1. Importunar
  2. Semiologia
  3. Verbos
  4. Convivência
  5. Hábito
  6. Felicidade Espiritual
  7. Impertinência
  8. Sonolência
  9. Displicência
  10. Vitupério