Conceito » Geografia » Danúbio

Danúbio - Conceito, o que é, Significado

Depois do rio Volga, o Danúbio é o segundo maior em comprimento do continente europeu, mais especificamente tem uma extensão de 2888 km. Esta via fluvial tem uma dimensão internacional, já que suas águas atravessam um total de 10 países europeus e sua bacia hidrográfica está relacionada a 19 países. Os países que são cruzados por este rio são conhecidos como países do Danúbio.

Dados de interesse

O nascimento do rio se encontra na Floresta Negra alemã e sua desembocadura no Mar Negro, na Romênia. A bacia do rio atravessa uma paisagem natural de grande valor ecológico e com uma grande biodiversidade (os esturjões, a enguia europeia e os pelicanos comuns são algumas das espécies endêmicas do Danúbio).

Do ponto de vista econômico, mais de 80 milhões de pessoas necessitam dos recursos da bacia do rio. Atualmente, apenas uma pequena parte da bacia se encontra protegida, por este motivo, existem áreas contaminados pelos resíduos industriais.

Sua dimensão histórica e cultural

Entre os territórios do Império Romano e os territórios germânicos do norte da Europa estavam o "Limes Germânico", uma grande área que servia de fronteira. Um desses limes (limite em alemão) era precisamente formado pelo rio Danúbio e conhecido como limes de Recia. A fronteira do Danúbio tinha uma função defensiva para os romanos, mas também foi usada como uma área de intercâmbio cultural e comercial.

Durante a 2ª Guerra Mundial, aconteceram episódios de grande importância estratégica nas margens do rio.

Um desses acontecimentos foi a “Batalha de Budapeste", um conflito crucial para o fim da guerra, pois nela os nazistas perderam o controle da cidade de Budapeste após serem derrotados pelo exército soviético.

O músico vienense Johann Strauss compôs a famosa valsa "O Danúbio Azul", em 1866. Do ponto de vista literário "O Danúbio" de Claudio Magris relata de forma autobiográfica uma rota de viagem na qual se percorre a bacia do rio desde as suas origens até sua desembocadura.

As capitais europeias banhadas por suas águas são: Viena, Bratislava, Budapeste e Belgrado. Neste sentido, os turistas e viajantes podem desfrutar da rota ciclo turista do Danúbio, um itinerário que percorre oito países europeus.

Imagem: Fotolia. Petr

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: