Conceito » Cultura » Timing

Timing - Conceito, o que é, Significado

A organização de qualquer atividade implica o estabelecimento de certos períodos de tempo. Assim, quando uma empresa inicia um projeto novo é necessário definir uma série de fases ou etapas (por exemplo, a fase de preparação e projeto, de revisão e de execução). Quando o técnico de alguma disciplina esportiva planeja um treinamento, este deve ser ajustado em prazos (ao aquecimento, à execução dos exercícios e à recuperação). Este tipo de esquema temporário é conhecido como timing. Trata-se de um anglicismo que provém da palavra time, mas que não tem uma tradução exata em português.

Dar o timing em algumas atividades artísticas

No mundo do cinema e do teatro, a administração do tempo por parte dos atores é um fator determinante em algumas cenas, pois desta maneira é possível obter um efeito dramático, comunicar suspense ou criar uma atmosfera de tensão.

Em uma composição musical os efeitos rítmicos desempenham também um papel singular. Na hora de contar uma piada ou transmitir uma mensagem radiofônica é necessário também gerenciar adequadamente o tempo em diferentes aspectos: a aceleração e desaceleração do ritmo ao falar, as pausas, as mudanças de tom, etc.

Estes exemplos ilustram a importância do timing, ou seja, encontrar a sequência de tempo mais adequada para cada momento. Em outras palavras, trata-se de administrar o tempo da melhor maneira possível para conseguir um efeito determinado.

Um conceito multiuso

Não podemos escapar da ideia de tempo, já que todo acontecimento ocorre em um momento preciso, antes e depois de algo. Não é de se estranhar que a palavra timing seja empregada em todo tipo de contexto.

É utilizada para organizar uma atividade de maneira sistemática. Também para organizar algo seguindo uma cronologia de fatos. Emprega-se igualmente em tudo que tem a ver com o ritmo ou com a sincronização de diferentes ações. Além disso, este termo pode indicar que algo é feito no momento oportuno ou na hora errada.

Um anglicismo que nem sempre é usado corretamente

Quando executamos a gestão de procedimentos administrativos, devemos levar em conta vários aspectos, como seguir o procedimento estabelecido e respeitar determinados prazos. Neste último caso, "estar fora do prazo" indica que um trâmite não foi realizado dentro do tempo estabelecido. Em inglês esta ideia é manifestada com a expressão "out of timing".

Apesar de o vocábulo timing ser generalizado na linguagem cotidiana, não é correto dizer "fora de timing" em português.

Imagem: Fotolia. simona

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: