Um trâmite é qualquer tipo de ação destinada à obtenção de um fim. Na vida cotidiana, realizamos trâmites no trabalho, no ambiente escolar, bancário, institucional, etc. Como regra geral, trata-se de um requisito que deve ser cumprido de maneira obrigatória.
Este modelo de formalidade pode ser bem simples, por exemplo, uma simples chamada telefônica para registrar um serviço. Em certas ocasiões, é um conjunto de procedimentos complexos realizado durante um longo período de tempo, assim como ocorre com a obtenção de uma nova nacionalidade.
Além da sua simplicidade ou complexidade, as gestões realizadas são requisitos necessários. O não cumprimento de uma gestão ou trâmite pode ocasionar todo tipo de problemas: multas, irregularidades administrativas, problemas legais, etc.
Como critério geral, a realização de gestões é incômoda para a maioria das pessoas, já que para sua execução é necessário tempo e determinados conhecimentos técnicos que nem sempre se têm. Em português, este desconforto é expresso com uma palavra: papelada.
Para agilizar a realização da papelada, muitas pessoas recorrem aos gestores ou a outros profissionais especializados na gestão de documentos (escrivães, advogados, gestores imobiliários, etc.). A figura do gestor tem como principal objetivo a intermediação entre seus clientes e as entidades públicas.
Tradicionalmente os procedimentos burocráticos são realizados de maneira presencial. Este sistema é normalmente lento e vem acompanhado da documentação (papelada) correspondente. Nos últimos anos, tanto as empresas privadas como a administração pública incorporaram o processamento via on-line.
O escritório virtual de uma empresa privada geralmente fornece informações sobre contratos e faturas. Assim mesmo, através deste procedimento é possível realizar todo tipo de gestão: modificar dados, pedir certificados, solicitar descontos, etc. As entidades públicas facilitam também informações bem amplas e alguns trâmites podem ser realizados à distância.
Entre as diversas vantagens do trâmite virtual, podemos destacar os seguintes: a não dependência dos horários de escritório, evitam-se as esperas desnecessárias e o uso de papel é reduzido. Embora os escritórios virtuais não ofereçam um tratamento personalizado, cada vez mais são utilizados na vida cotidiana.
Na linguagem cotidiana, usamos esta expressão para comunicar que algo deve ser realizado obrigatoriamente, mas não se trata de algo difícil e complexo. Além disso, é utilizada para indicar que a realização de algo não deveria causar preocupação ou inquietude.
Imagem: Fotolia. fiore26
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (maio., 2018). Conceito de Trâmite. Em https://conceitos.com/tramite/. São Paulo, Brasil.