O ser humano é um ser complexo em riqueza, cheio de nuances. A inteligência, o coração e a intuição são um reflexo da mesma forma que a vontade e a força motora que existe no interior do ser humano. Pois bem, há uma teoria que reflete sobre uma capacidade muito específica da pessoa. Esta é a teoria da mente.
É a teoria que explica porque o ser humano tem a capacidade de compreender os estados de consciência de outros interlocutores em uma conversa. Ou seja, o ser humano é consciente de si mesmo, pode refletir sobre seus valores, ações e crenças, mas também identificar naturalmente a diferença nos demais.
Por exemplo, muitas vezes, podem-se viver situações na vida que nem se imagina sobre o que uma pessoa está pensando no contexto de uma circunstância particular. Por sua vez, esta pessoa pode fazer o mesmo consigo. É evidente que podemos cometer erros em algumas observações, mas também acertamos. Isso acontece especialmente quando temos uma relação habitual com a pessoa que conhecemos.
Ou seja, toda pessoa tem sua própria motivação intrínseca para agir de uma forma ou outra. Uma idade especialmente significativa no contexto desta teoria é dos nove meses, momento em que o bebê toma consciência de sua socialização. Por exemplo, no jogo da imitação a criança aprende com o adulto como se fosse um espelho.
A teoria da mente atinge um estado de desenvolvimento importante quando a criança atinge os quatro anos, A partir daí o ser humano toma consciência que todas as pessoas têm intenções, mas também crenças, desejos interiores, expectativas e valores. Ou seja, é um universo interior rico em detalhes.
Em suma, a teoria da mente reflete os desejos que uma pessoa tem sobre determinado objeto, podendo ser diferentes do que a outra pessoa tem. Mas o verdadeiro significado desta teoria é que a pessoa deve desenvolver esta capacidade realmente para poder perceber o fato.
Esta teoria parte da natureza social do ser humano, ou seja, a pessoa tem capacidades que permitem esse vínculo. Como pessoa, há uma ampla gama de atividades mentais imanentes, por exemplo, refletir, pressupor, lembrar, saber ou desejar. Sem estes estados mentais e muitos outros seria impossível para um ser humano coordenar seu próprio universo com os demais.
Imagem: Fotolia. hurca
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (ago., 2017). Conceito de Teoria da Mente. Em https://conceitos.com/teoria-mente/. São Paulo, Brasil.