Conceito » Ciência » Teoria de Darwin

Teoria de Darwin - Conceito, o que é, Significado

Charles Robert Darwin, de origem inglesa, foi um dos cientistas e naturalistas mais notáveis da história. Abalou o mundo da ciência no século XIX com sua teoria sobre a seleção natural, postulando que todas as espécies vivas do planeta evoluiriam ao longo do tempo e de um antepassado compartilhado, por um processo chamado justamente de seleção natural.

A seleção natural foi a grande proposta de Darwin na hora de dar uma explicação sobre a evolução biológica.

De acordo com o trabalho de Darwin, a seleção natural constitui um fenômeno próprio da evolução que dispõe de um caráter de lei geral e na reprodução diferencial da informação genética (em forma de DNA) de uma comunidade biológica. No entanto, a seleção natural faz com que as condições presentes lhe ajudem em determinado ambiente natural, ou então compliquem a reprodução dos organismos.

No entanto, Darwin, enunciou a necessidade da existência de três condições:

O traço ou característica sujeita à seleção deve ser plausível de herança; deve haver variabilidade do traço entre os seres de uma população; esta variabilidade deve dar lugar às diferenças relacionadas à sobrevivência ou ao êxito reprodutivo, gerando novas características que podem ser estendidas à população. Enquanto isso, o acúmulo de todas as modificações através das gerações é o que produz o fenômeno da evolução.

Na obra escrita por Darwin e intitulada como A Origem das Espécies, publicada no ano de 1859, registra de maneira contundente o que foi exposto acima sobre as variações existentes na reprodução dos organismos e quando o meio ambiente não aceita os organismos de uma população em desenvolvimento, aqueles que contam com características pouco adaptadas tendem a morrer, enquanto que aqueles que ostentam características de boa adaptação certamente sobrevivem.

A repetição ao longo do tempo do esquema indicado por Darwin consiste na evolução das espécies.

Imagem: Fotolia. More e Machine

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: