Do ponto de vista metafísico, recebe o nome de sujeito cognoscente o agente de conhecimento intelectual.
O sujeito cognoscente é um termo chave na história da teoria do conhecimento, pois sem o sujeito agente não existe conhecimento por si só.
Todo objeto cognoscitivo é aprendido pelo intelecto humano. Desta forma, o objeto tem sua razão de ser do ponto de vista intelectual e em relação ao sujeito.
Um sujeito cognoscente é aquele que tem a capacidade intelectual de poder interpretar determinada realidade. A partir deste ponto de vista, o ser humano tem o dom da inteligência que permite um raciocínio e uma reflexão através da interpretação mental da realidade.
Há diversos tipos de ações, existem aquelas que são inerentes, ou seja, são ações que têm um objetivo por si só. Um tipo de ação inerente é o ato de conhecer, uma vez que o conhecimento não é um único meio de relação, mas um objetivo de validade positiva.
Ao longo da história da filosofia existiram diversas teorias de conhecimento que abriram o debate em torno do próprio processo de conhecimento. Havia pensadores que consideravam que o ser humano poderia ter acesso à realidade através do seu conhecimento. Este é o caso, por exemplo, do pensador realista Tomás de Aquino.
Entretanto, existiram outros pensadores que afirmavam que o conhecimento mostra a relação existente entre o objeto e a consciência: Kant explica a diferença entre o objeto por si só e do objeto relacionado à consciência.
Pelo contrário, o pensamento construtivista conclui que o sujeito cognoscente cria sua própria realidade.
A atitude cognoscitiva realizada pelo sujeito mostra a importância do pensamento como ponto de partida para a geração de novas ideias, estas que não só determinam a objetividade do objeto, mas também pela subjetividade do próprio pensamento. Todo ser humano interpreta a realidade a partir do seu próprio ponto de vista, marcado por sua experiência anterior e por suas vivências pessoais.
O conhecimento influencia também a vontade e a tomada de decisões, uma vez que conhecer é a base do querer e que conta com uma deliberação prévia.
Foto: Yuri_Arcurs I iStock
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (set., 2015). Conceito de Sujeito Cognoscente. Em https://conceitos.com/sujeito-cognoscente/. São Paulo, Brasil.