Senhor é um conceito utilizado amplamente em nosso idioma para dirigir-se ou mencionar de forma educada uma pessoa mais velha em sinal de respeito. Normalmente, quando não conhecemos bem e não temos confiança em uma pessoa do sexo masculino, costumamos utilizar um tratamento de cortesia e a chamamos de senhor. Podemos também chamar uma pessoa de senhor simplesmente pelo fato dela ter nome e sobrenome, por exemplo, senhor Mario Peres.
É pouco comum chamar de senhor uma pessoa mais jovem, mesmo não tendo idade determinada para isso. Geralmente, o termo senhor é usado para maiores de 30 anos.
Por outro lado, também usamos o termo senhor nos textos escritos como sinal de formalidade e cortesia a quem dirige o texto, por exemplo, senhor editor, senhor diretor, entre outros.
Vale destacar que, no caso das mulheres, as mesmas condições são aceitas e o termo utilizado passa a ser senhora.
Porém, este não é o único emprego deste termo. Embora seja o mais comum da atualidade, em tempos passados era usado para outras atribuições, como é o caso dos homens de poder ou daqueles que realizaram algum ato heroico.
Ainda mais, senhor era um título de nobreza concedido a quem tinha poder e autoridade sobre determinada terra. A ele era dado um tratamento respeitável e digno por aqueles de escalão social inferior.
O senhorio foi uma instituição medieval muito característica dessa época. Os monarcas eram encarregados de designar os nobres ou sacerdotes que iriam doar terras e escravos para ele. O senhor tinha autoridade absoluta sobre o proprietário e os camponeses que trabalhavam na terra, por muitas vezes, tinham tratamento de escravos.
Após os novos ideais surgidos no século XIX, esta instituição desapareceu.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (out., 2014). Conceito de Senhor. Em https://conceitos.com/senhor/. São Paulo, Brasil.