A semântica se refere a tudo que está vinculado ou pertence ao significado das palavras. Ela está associada ao significado, interpretação e sentido das palavras, dos símbolos e expressões. Por isso, a semântica também é chamada como parte da Linguística que tem como objetivo estudar o significado dos signos linguísticos e suas combinações.
Todos os meios de comunicação estabelecem uma correspondência entre as expressões e determinadas situações ou objetos, pois as mesmas correspondem ao mundo material e abstrato.
No entanto, a semântica pode ser estudada através de diferentes pontos de vista, como por exemplo, a semântica linguística, que estuda a codificação do significado no contexto das expressões linguísticas. Por sua vez, encontra-se dividida em semântica estrutural e semântica léxica. A denotação que é a relação entre uma palavra e aquilo que se refere. E por outro lado, a conotação é a relação entre uma palavra e o que significa de acordo com as expressões e o contexto.
Assim mesmo, o estudo realizado sobre o referente (o que uma palavra em questão denota como um nome próprio ou substantivo comum) e o sentido (a imagem mental que forma o referente) também são partes integrantes da semântica linguística; a semântica lógica tem a função de analisar os problemas lógicos de significados, então, para isso, é que se devem estudar os signos, como os parênteses e os quantitativos, as variáveis, as constantes, as regras, os predicados; e a semântica das ciências cognitivas aborda especialmente o mecanismo psíquico entre os interlocutores no processo comunicativo, porque a mente realiza relações permanentes entre as combinações de signos e outras questões que introduzem significado.
E a semântica gerativa é a teoria linguística diferente da gramática gerativa ao estabelecer que toda oração realizada, procede de uma estrutura semântica e não sintática.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (out., 2013). Conceito de Semântica. Em https://conceitos.com/semantica/. São Paulo, Brasil.