Conceito de Ruído Branco

Os sinais sonoros apresentam diferentes intensidades. A acústica é a disciplina científica que estuda o som e sua propagação no ar. Um dos sons mais originais que se pode escutar é o chamado ruído branco. Trata-se de um sinal de banda larga com sons constantes e emitidos de forma aleatória.

Devido às suas características, este som mascara os outros e isso faz com que o ruído branco seja benéfico para conciliar o sono.

O ruído branco e o sono dos bebês

Os bebês podem ter dificuldades para conciliar o sono. O sinal do som do ruído branco em uma baixa intensidade favorece o relaxamento e o sono dos bebês. Este ruído contém todas as frequências e cada um delas mostra a mesma potência.

Há vários aparelhos de uso doméstico com este tipo de ruído, tais como a máquina de lavar roupa, a televisão quando não está sintonizada, o secador de cabelo e o aspirador de pó. Todos esses ruídos se assemelham aos sons que os bebês escutam no ventre de sua mãe (o ruído da circulação sanguínea ou da respiração são constantes e muito semelhantes aos emitidos pelos aparelhos eletrodomésticos). Por esta razão, alguns pais aproximam esses eletrodomésticos de seus bebês para tranquilizá-los e facilitar um sono agradável.

As sintonias de ruído branco podem ser descarregadas de um computador e obter várias melodias desta modalidade de som.

Há compilações de ruídos brancos especialmente preparados para os bebês. Deve-se destacar que para um bebê dormir o uso de um ruído branco deve vir acompanhado de uma estratégia adequada (baixa intensidade luminosa para induzir o sono e estabilidade nos horários para acostumar o bebê a dormir de maneira regular).

Outros tipos de ruídos

O ruído constante tem uma intensidade contínua e suas flutuações são mínimas ao longo do tempo. No ruído flutuante a intensidade do som é variável ao longo do tempo (os ruídos do trânsito são um exemplo desta categoria). Os ruídos transitórios são de curta duração, como na passagem de um veículo a motor.

Quando a intensidade do som aumenta de maneira brusca se produz um ruído de impacto. Existe também o ruído rosa, que é aquele com uma amplitude mais baixa para as frequências elevadas (o som de chuva é um exemplo desta modalidade).

O ruído marrom é composto de frequências médias e graves, como é o caso de alguns sons que provocam o medo.

Imagem: Fotolia. peshkov

Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (out., 2017). Conceito de Ruído Branco. Em https://conceitos.com/ruido-branco/. São Paulo, Brasil.

  • Compartilhar
Copyright © 2010 - 2024. Editora Conceitos, pela Onmidia Comunicação LTDA, São Paulo, Brasil - Informação de Privacidade - Sobre