O adjetivo retrógrado apresenta dois significados diferentes. Por um lado, serve para indicar que uma pessoa tem ideias antiquadas, conservadoras ou passadas de moda, por outro lado, se refere a determinado tipo de movimento.
Há certas formas de entender a vida que não se encaixam com o tempo presente. Desta forma, quando uma pessoa tem pensamentos ou ideias próprias do passado significa que ela é uma pessoa retrógrada, isto é, alguém desatualizado, defasado, obsoleto e reacionário. Trata-se de um adjetivo usado de forma pejorativa, pois através dele se entende que a mentalidade de uma pessoa que não é muito avançada e está ancorada no passado.
Embora a palavra retrógrada possa ser aplicada em diferentes contextos, normalmente é usada em relação às ideias políticas ou sobre as avaliações de algumas tendências sociais. Assim, quando uma pessoa defende a escravidão, se opõe ao voto feminino ou se declara contra o divórcio, é bem provável que seja considerada uma retrógrada.
O fato de certas pessoas receberem esta qualificação nos faz lembrar que as ideias evoluem. Entre os vários exemplos de transformação de ideias, podemos destacar a mudança de valores em relação à homossexualidade. Algumas décadas atrás a homossexualidade era vista como um comportamento perverso e anormal, hoje em dia, a grande maioria das pessoas admitem a homossexualidade com normalidade e sem escândalos.
Alguns planetas do sistema solar se movimentam de maneira irregular ao longo do espaço. Planetas como Mercúrio, Saturno ou Marte se deslocam do oeste para o leste, mas este movimento possui interrupções durante certo tempo e a direção do leste para o oeste se modifica, ou seja, de maneira inversa. Quando isso acontece se fala do movimento retrógrado dos planetas, pois há um retrocesso momentâneo até que novamente a órbita planetária possa voltar ao normal.
A compreensão científica do movimento retrógrado dos planetas só ocorreu a partir do século XVI quando o astrônomo Copérnico apresentou os fundamentos da teoria heliocêntrica.
Na terminologia musical, este movimento acontece quando uma melodia é lida em sentido contrário ao habitual, ou seja, quando começa pelo final e termina pelo princípio. Esta circunstância é uma modalidade de técnica contrapontística.
Imagem: Fotolia. BrainyMan
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (dez., 2016). Conceito de Retrógrado. Em https://conceitos.com/retrogrado/. São Paulo, Brasil.