Conceito » Política » Regulador

Regulador - Conceito, o que é, Significado

Um regulador é um dispositivo que permite controlar os diferentes graus de determinada magnitude física. Ao mesmo tempo, utiliza-se este conceito em todos os contextos na qual um organismo atua como um árbitro que regula ou controla uma atividade.

Os organismos reguladores

Os mais variados setores da economia precisam ser supervisionados e regulados por algum organismo, normalmente uma entidade pública. Estas instituições atuam com o fim de velar pelo bom funcionamento dos diferentes âmbitos da vida econômica.

Sua principal característica é a independência de critério, pois se trata de organizar uma atividade de maneira imparcial. Neste sentido, pode-se afirmar que todo organismo regulador funciona como um árbitro que procura fazer com que os protagonistas de um setor cumpram com suas obrigações e respeitem certas normas.

Os organismos reguladores facilitam a concorrência entre as empresas de um setor para que se ajuste com os regulamentos e certas normas. Desta maneira, os consumidores são protegidos contra possíveis abusos por parte de empresas que possuem autoridade no domínio público.

Como critério geral, estes órgãos públicos têm relação com as companhias de eletricidade, com as empresas de água potável, com a atividade bancária e o mercado de ações.

Três exemplos de dispositivos reguladores

A gasolina dos veículos a motor deve ser regulada através de um dispositivo. Sua finalidade é manter uma pressão constante de combustível.

Atualmente, a maioria dos veículos a motor emprega sistemas de injeção eletrônica e estes exigem reguladores de pressão específicos. O regulador de pressão de gasolina tem um mecanismo de mola que mantém a pressão constante para adaptar-se ao projeto do fabricante do veículo. Para medir a pressão se utiliza um tipo de regulador.

Assim, utiliza-se um manômetro de pressão de combustível para medir sua unidade, o PSI (PSI é uma unidade do sistema anglo-saxão e 1 psi equivale à 6894,76 pascal).

A voltagem é a força que impulsiona os elétrons através dos cabos da rede elétrica e um regulador de tensão é um dispositivo que permite manter de forma estável e sem variações os níveis de voltagem

Em resumo, este dispositivo serve para estabilizar a eletricidade a um nível médio e sem variações, sendo o volt a unidade de medida utilizada.

A intensidade da luminosidade pode ser mais ou menos tênue, para isso é necessário instalar um regulador de luz. Atualmente, as lâmpadas halógenas estão sendo substituídas por lâmpadas LED, mas em ambos os casos é possível instalar um dispositivo que regula a luz.

Imagem: Fotolia. auremar

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: