A química é uma das ciências mais importantes do mundo, pois é responsável em grande parte pelo progresso da humanidade desde o início de seu desenvolvimento. Seu trabalho costuma ser bem aplicado na indústria e em nossa vida cotidiana. Algumas áreas das quais são aplicadas e que mais se destacam são: a engenharia, a medicina, biologia, farmácia, geologia, higiene, entre outras.
Basicamente, a química trata do estudo da matéria, sua composição, estrutura, propriedades e das mudanças que podem ocorrem com as reações químicas. Por outro lado, ela corresponde também à fabricação de produtos artificiais a partir dessas substâncias estudadas.
Como se pode ver, seu universo de estudo é vasto e amplo, e desta maneira, nos proporciona uma divisão da química em diversas áreas e que são classificadas justamente a este aspecto.
Em princípio, encontramos a química orgânica e a química inorgânica, sendo que a primeira trata do estudo das reações químicas e das combinações de átomos de carbono e de hidrocarbonetos. A inorgânica, por sua vez, foca na abordagem dos minerais e na produção artificial que é possível através das reações químicas.
A bioquímica tem a responsabilidade de compreender a resolução de problemas graves como o esgotamento de alguns recursos, a contaminação e o combate de algumas doenças.
E finalmente a físico-química entende as questões físicas e a química analítica estuda a composição química de uma matéria.
Porém existem outros usos frequentes que estão relacionados com as funções da química. Por isso, tudo que é próprio ou está ligado à química também usa esse termo. Assim, o profissional que se especializa nesta disciplina é conhecido como químico.
Além disso, quando um alimento possui algum componente artificial em grande quantidade significa que o mesmo dispõe de muita química.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (set., 2014). Conceito de Química. Em https://conceitos.com/quimica/. São Paulo, Brasil.