Se levarmos em conta seu significado originário, a palavra halterofilismo quer dizer literalmente “paixão pelo levantamento de pesos”, já que o vocábulo grego halteras significa pesos e o prefixo philos expressa a ideia de amor ou paixão por algo. Além de sua etimologia, trata-se de um esporte olímpico desde as primeiras Olimpíadas de Atenas em 1894 (a modalidade feminina foi introduzida nos Jogos Olímpicos de Sidney, em 2000).
A finalidade desta disciplina esportiva é simples e apaixonante: levantar o maior peso possível sobre a cabeça.
Ao contrário do que pode parecer à primeira vista, não se trata simplesmente de um esporte de força bruta. Neste sentido, os seguintes aspectos são muito importantes: uma execução correta da técnica de levantamento, uma grande coordenação dos movimentos e muita capacidade de concentração.
Em todas as competições os atletas executam dois movimentos: arrancada e dois tempos. A arrancada consiste em levantar a barra de pesos do chão e colocá-la acima da cabeça, isso tudo sem realizar qualquer tipo de parada.
A modalidade de dois tempos consiste em levantar a barra da plataforma até a altura dos ombros. Neste momento, para-se o movimento por alguns segundos e em seguida o levantador realiza um segundo movimento ou jerk para cima (ao mesmo tempo, uma perna avança e a outra vai para trás).
Da mesma forma que a primeira modalidade, esta finaliza quando o levantador coloca a barra acima da cabeça e mantêm os dois pés juntos.
Antes do levantamento, os halterofilistas colocam magnésio nas mãos, de modo que a barra fique firmemente segura.
Nas competições, soma-se o peso levantado na arrancada e em dois tempos e o resultado final é a marca definitiva obtida. Compete-se de maneira individual e dentro de uma categoria segundo o peso do atleta.
Em todas as competições, há três juízes que observam a execução correta do levantamento. Os discos empregados são distribuídos em cores e dependendo do peso, desta maneira, os espectadores podem saber quantos quilos estão sendo levantados.
A organização internacional que regula este esporte é a IWF (International Weightlifting Federation).
Os casos de doping ocorrem normalmente nos esportes individuais, dos quais se exige muita resistência e força física. Nos últimos anos, os halterofilistas da Rússia, China, Coréia do Norte, Ucrânia, Cazaquistão e Bulgária têm sido punidos por utilizar substâncias ilegais, especialmente a metandienona.
Imagem: Fotolia. Sportpoint, Takoburito
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jun., 2018). Conceito de Halterofilismo. Em https://conceitos.com/halterofilismo/. São Paulo, Brasil.