Conceito » Aprender » Plantas Ornamentais

Plantas Ornamentais - Conceito, o que é, Significado

Como o seu próprio nome indica, as plantas ornamentais são aquelas que se destinam a fins decorativos, tanto de jardins públicos como privados. O principal elemento ornamental se encontra nas folhas ou nas flores. O estudo destas plantas deve estar enquadrado dentro da horticultura como disciplina.

O cultivo das plantas ornamentais realizado em estufas

Estas plantas são geralmente cultivadas em viveiros e têm o objetivo de decorar o interior das casas, dos jardins privados e dos espaços públicos. As plantas destinadas aos lares podem viver dentro ou fora de casa, desde que cumpram com as condições de luz e temperatura adequadas.

Os viveiros das plantas ornamentais são conhecidos como estufas ou hibernáculos. Estes compartimentos devem ter um sistema de ventilação para poder controlar as temperaturas elevadas no verão e, ao mesmo tempo, possuem diferentes linhas de microaspersores (irrigadores) para proporcionar a umidade ambiental. Para o controle das baixas temperaturas é comum utilizar um sistema de refrigeração.

As plantas ornamentais devem ser adaptadas às características de cada local e às preferências pessoais. É importante destacar que há plantas ideais para áreas de sombra, outras que são resistentes à seca ou aos solos salinos, assim como as plantas aromáticas ou medicinais. Pode-se dizer que há uma planta ornamental para cada lugar.

Cuidado e manutenção das plantas ornamentais

Em geral, as plantas ornamentais não podem receber muita luz de maneira direta e é necessário que o ar se renove continuamente. As flutuações excessivas da temperatura são prejudiciais para a manutenção e o grau de umidade adequado é também um fator decisivo.

Um dos aspectos mais importantes é a irrigação. Há três sistemas de rega possíveis:

1) Utilizar um regador manual sem bico para não molhar as folhas e as flores (isso pode ser aplicado às begônias e hortênsias);

2) As plantas de interior como palmas ou troncos precisam ser regadas uma vez por semana, para isso é conveniente colocar as plantas no exterior entre 8 e 9 horas da manhã; a partir daí se rega tanto o adubo como as folhas e, em seguida, as plantas são deixados ao sol durante 30 minutos.

3) Utilizar água a cada dois dias para as plantas de exterior e preferentemente quando o sol não estiver muito intenso.

Um aspecto que não deve ser esquecido é a poda. É importante que todas as plantas sejam podadas, mas no caso das ornamentais a poda tem um sentido estético, uma vez que se trata de renovar sua aparência para que a planta não envelheça.

Imagem: Fotolia. Africa Studio

Relacionados:

  1. Kokedama
  2. Reino Plantae
  3. Fitoterapia
  4. Caliptra
  5. Fotossíntese
  6. Crisântemo
  7. Irrigação
  8. Fotoperíodo
  9. Reino Vegetal
  10. Bioma