Fototropismo - Conceito, o que é, Significado

Publicidade

Ao contrário do que se pode parecer à primeira vista, as plantas se movem. Se observarmos com cuidado, podemos comprovar que algumas de suas partes giram em direções diferentes. Na verdade, este tipo de movimento não é aleatório, uma vez que as plantas procuram a luz. Este fenômeno é conhecido como fototropismo.

Publicidade

Quanto à sua etimologia, este termo provém do vocábulo grego photo, que significa luz e de tropos, que quer dizer giro.

Publicidade

O tropismo consiste nas mudanças e movimentos de qualquer organismo vivo em função dos estímulos externos. Quando o estímulo externo é a luz e a luminosidade afeta o movimento das plantas, trata-se de um fototropismo.

Fototropismo positivo e negativo

Quando há um foco de luz sobre uma área florestal, as plantas realizam movimentos em direção a este foco e assim ocorre um fototropismo positivo. Em ocasiões excepcionais, as plantas evitam o foco de luz, produzindo o fenômeno do fototropismo negativo.

No caso do fototropismo positivo, os botânicos da antiguidade já tentavam compreender quais eram os mecanismos internos que explicam este fenômeno. Durante séculos não houve explicação satisfatória, até que finalmente chegou-se a uma conclusão: a auxina é a molécula das células vegetais que ativa os movimentos em direção à luz. A auxina são hormônios vegetais que participam do crescimento e do movimento das plantas.

Quando há um foco de luz direcionado a uma planta, isto faz com que aumente a concentração de auxina no lado da planta que está afastado da luz. Desta maneira, as paredes celulares que acumulam uma maior quantidade de auxina chegam a esticar e a planta curva em direção ao foco de luz.

Apesar dos avanços realizados ainda se desconhece quais são os mecanismos internos que explicam a concentração de auxina. No entanto, tem-se observado que a luz azul é a causadora da sensibilidade das plantas em direção à luz. De qualquer forma, sabe-se que a distribuição de auxina está associada à luminosidade.

O gravitropismo está associado à gravidade

O tropismo é um fenômeno que afeta todos os seres vivos. Além do fototropismo, existe o gravitropismo, que também tem relação com os movimentos das plantas. Como seu próprio nome indica, todas estas mudanças ocorrem pelo efeito da gravidade.

Assim, o gravitropismo explica a extensão das raízes das plantas em direção ao interior da terra.

As raízes de qualquer vegetal tendem sempre na direção da força da gravidade, que é conhecido como gravitropismo positivo. Em compensação, o caule se desenvolve na direção contrária à ação da gravidade e este fenômeno recebe o nome de gravitropismo negativo.

Quando o crescimento das raízes das plantas é afetado pela ação da água, o tropismo é conhecido como hidrotropismo.

Imagem: Fotolia. Svetlana

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: