Conceito » Cultura » Hiper-Realismo

Hiper-Realismo - Conceito, o que é, Significado

A arte em suas diversas manifestações expressa ideias e sentimentos. Os artistas estão integrados a algum tipo de corrente ou tendência criativa. O hiper-realismo é a corrente artística que reproduz algo como se fosse um reflexo fiel da realidade. Esta forma de expressão é própria da pintura e da escultura e, em menor grau, da literatura.

Um estilo "fotográfico"

Na década de 1960, as tendências abstratas e conceituais na pintura começaram a perder protagonismo com o surgimento do estilo hiper-realista de pintores como Chuck Close, Antonio Lopez, Don-Eddy e Richard Estes.

Na escultura, destacam-se criadores hiper-realistas como Ron Mueck. A maioria dos artistas desta corrente trabalha através de fotografias e reproduzem fielmente objetos e imagens da vida cotidiana, como ruas, cafés, automóveis ou fotografias do corpo humano em suas obras.

Portanto, não se trata de uma interpretação da realidade observada, mas sim uma reprodução absolutamente fiel. Esta tendência artística busca a perfeição na definição de uma imagem

Alguns críticos consideram que esta abordagem criativa é inútil de alguma maneira, pois as fotografias já expressam a realidade como tal, consequentemente, uma pintura hiper-realista é uma proposta desnecessária.

Do ponto de vista da história da arte, o estilo hiper-realista se refere às origens da pintura e da escultura, pois nas duas disciplinas havia uma tentativa de deixar uma testemunha no mundo de como se manifesta nos nossos olhos.

Os criadores que integram este movimento não pretendem reproduzir imagens como se fossem simples fotos, mas sim para expressar na alma aquilo que observam. Pode-se afirmar que o objetivo desta corrente é ir além da simples reprodução da realidade. O mundo da arte trata de três conceitos relacionados: realismo, hiper-realismo e fotorrealismo.

Quando o artista se aprofunda do que está abaixo da realidade, sua visão é surreal.

A hiper-realidade

O hiper-realismo é uma corrente artística e a hiper-realidade é uma forma de comunicar ou expressar algo a partir de uma perspectiva que supere a própria realidade.

Alguns exemplos de hiper-realidade seriam as relações pessoais através da Internet, os jogos que não distinguem a ficção e a realidade, bem como os filmes para adultos.

Em todos estes casos há uma distorção ou exagero do real. Em outras palavras, é toda manifestação que produz uma simulação do que já existe.

Se levarmos em conta o mundo da pornografia, as imagens apresentadas não correspondem ao sexo real, mas sim uma recreação artificial da verdadeira sexualidade.

Imagem: Fotolia. yuriyzhuravov

Relacionados:

  1. Pintura do Realismo
  2. Pintura Abstrata
  3. Arte
  4. Pós-Impressionismo
  5. Pintura de Gênero
  6. Artes Plásticas
  7. Grotesco na Arte
  8. Expressionismo
  9. Arte Figurativa
  10. Neoclassicismo