Realidade - Conceito, o que é, Significado

RealidadeO termo realidade se refere a uma circunstância externa à percepção humana e que é independente dela. A realidade representa todos os fenômenos do universo cujas leis estão fora de alcance da vontade do homem. Assim, compete ao homem conhecer as leis e compreendê-las para ter algum tipo de influência na realidade. Ela existe de alguma maneira determinada e pode ser básica em algum ponto, mas também pode servir de debate na história da filosofia e da ciência. De fato, sempre foi necessário estabelecer um limite entre o real e a percepção dos sentidos para fins da ciência. Desta forma, podemos observar as várias controvérsias do passado.

Desde a antiguidade, os gregos questionavam a existência dos objetos e seu grau de participação. Na verdade, uma das primeiras expressões pode ser observada por Platão. Assim, através da apresentação de Sócrates dialogando com diversos antagonistas, podemos dispor de um resumo de sua filosofia através da alegoria da caverna. Nela podemos conhecer a realidade por meio dos sentidos, da mesma maneira que as sombras projetadas na parede de uma caverna são difíceis de explicar seus verdadeiros fenômenos. Então, a realidade da filosofia socrática está além dos sentidos e é percebida através de uma manifestação limitada desta realidade suprassensível.

Como provado, há muito tempo atrás a realidade é apresentada como algo problemático. Assim, para Parmênides, era impossível que o mundo fosse real, uma vez que existia uma contradição ente a permanência e a mudança. Na verdade, a questão a ser resolvida era a pergunta sobre como era possível uma mudança e uma unidade ao mesmo tempo; por exemplo, como pode uma pessoa mudar constantemente e ser ela mesma? Este tipo de questionamento levantou uma dúvida na possibilidade de estabelecer um tipo de circunstância real e também se estendeu a outros filósofos, como no caso do Idealismo.

Hoje em dia, é plenamente aceitável que exista um conjunto de fenômenos independentes do homem e que constituam a realidade. No entanto, continua a polêmica sobre os avanços da capacidade humana para conhecer estes fenômenos.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: