Conceito » Psicologia » Pessoas Tóxicas

Pessoas Tóxicas - Conceito, o que é, Significado

Atualmente, o conceito pessoas tóxicas é utilizado de forma habitual na esfera psicológica. No entanto, é mais construtivo falar sobre pessoas difíceis. Rotular alguém como tóxico pode produzir um efeito contrário ao desejado. É que para classificar este tipo de pessoa muita gente prefere evitar a companhia direta daqueles considerados tóxicos em potencial.

No entanto, o que é conhecido hoje como pessoas tóxicas não é nada mais do que ter uma personalidade difícil por algum motivo. E isso faz com que o indivíduo repita habitualmente certas atitudes relacionadas a seu caráter com seus colegas.

Seis tipos de pessoas tóxicas

1. A chorona. Pessoa que reclama de tudo e mesmo motivo aparente acaba procurando. É a eterna insatisfeita, indivíduo que possui um discurso negativo e que projeta uma energia pouco agradável ao seu entorno.

2. A egocêntrica. Pessoa que vive pendente com ela mesma e com seu próprio ego. É possível estar num café com um amigo que tem essa personalidade e ao mesmo tempo sentir-se profundamente sozinha, pois esta pessoa não mostra interesse em você. As conversas são como monólogos. O sujeito só quer ser ouvido por ti.

3. A crítica. Pessoa que dedica grande parte do seu tempo para criticar o outro, no entanto, tem pouca capacidade de reflexão sobre si mesma. Deste modo, diante da ausência de autocrítica não melhora esse tipo de atitude e faz o outro sofrer.

4. A invejosa. Pessoa que se sente triste com o bem do próximo. São indivíduos invejosos, que fazem comentários irônicos e sarcásticos de quem está ao seu redor.

5. O juiz. Pessoa que opina sobre sua vida como se tivesse a verdade de cada decisão que toma. Opina sobre sua vida com pouca sensibilidade.

6. A vítima. Pessoa que adota o papel de vítima de modo habitual em sua vida. Ela se posiciona desta forma diante do outro na esperança de ser salva por alguém. Reclama atenção através da compaixão constante. É bem provável oferecer seus conselhos e dar possíveis soluções a uma pessoa que se posiciona desse modo, ela se faz de mal-entendida porque para ela tudo é muito fácil.

Como superar uma atitude tóxica

Todas as pessoas podem ser vulneráveis de sofrer atitudes tóxicas em algum momento. Por esta razão, é importante promover a introspecção e analisar o ponto de bloqueio para superá-lo. Por exemplo, uma pessoa que durante os últimos meses teve problemas frequentes com várias pessoas de seu entorno pode perguntar se o problema está com ela ou com os outros.

Uma vez identificado o possível conflito, deve-se dar o primeiro passo para superá-lo, pois a capacidade do ser humano é infinita para criar novas possibilidades em sua vida. Em alguns casos é necessário pedir ajuda e iniciar um tratamento psicológico.

Imagem: Fotolia. nuvolanevicata

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: