Conceito » Psicologia » Motivação Positiva e Negativa

Motivação Positiva e Negativa - Conceito, o que é, Significado

A motivação é um ingrediente vital desejado por parte do ser humano. No entanto, existem diferentes tipos de motivação. Uma pessoa recebe estímulos que a motivam ou desmotivam em relação a determinado objetivo. A motivação nasce da formação de conhecimento e vontade, já que a última deve conhecer as razões pelas quais movem uma pessoa à ação.

Desejo de crescimento pessoal

É o interesse pela superação pessoal que nasce de forma sincera no coração daquela que tem o desejo de tornar-se melhor através de pensamentos, palavras e ações.

Isto é, uma pessoa com motivação positiva não quer ser ela mesma apenas por suas virtudes, mas também por projetar no futuro uma perspectiva de potencial em relação ao desenvolvimento que tem para alimentar seus pontos fortes e corrigir suas falhas.

Uma motivação mais positiva é aquela que é intrínseca, ou seja, a capacidade de inteligência emocional de uma pessoa que por si só tem o poder de tomar decisões para perseverar na luta de uma meta realista que tem firmado. Ela aparece quando se define os objetivos que realmente quer e estabelece um compromisso para o seu cumprimento.

Também pode ser extrínseca e é o reconhecimento que um chefe oferece a seus empregados para reconhecer o talento de outras pessoas. A motivação interna ou externa é positiva quando o sujeito consegue conectar-se com o objetivo marcado.

Como identificar a motivação negativa?

Por um lado, as pessoas comprometidas têm o hábito de terminar seus projetos empreendidos. Por outro lado, um exemplo de motivação negativa é o caso daquela pessoa que tende a deixar para trás seus projetos iniciais por iludir-se de antemão e desistir da obra.

Isto é, observa-se paralelamente a desmotivação daqueles não sabem superar os obstáculos que surgem ao longo do tempo, dando muitas desculpas e jogando a toalha.

Nasce de uma visão idealizada da realidade, uma vez que a pessoa foca apenas no objetivo e não visualiza as renúncias que necessita tomar.

Imagem: Fotolia. Chepko Danil

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: