Conceito » Aprender » Esforço

Esforço - Conceito, o que é, Significado

Falamos de esforço quando ocorre algum tipo de sacrifício para conseguir algo. Está presente em todo tipo de circunstância, como no trabalho, no esporte, no estudo ou na própria vida em geral.

Na linguagem popular existe uma lei associada a este conceito: a lei do mínimo esforço, uma denominação que se refere às pessoas que procuram atingir seus objetivos de maneira fácil e cômoda, sem assumir qualquer tipo de desgaste pessoal.

No trabalho

O esforço no local de trabalho é um fator determinante. Como critério geral, aquele que mostra interesse e comprometimento em realizar suas tarefas, recebe algum tipo de recompensa, seja um novo contrato, um aumento de salário ou outra gratificação.

Por outro lado, as pessoas menos aplicadas e preguiçosas são geralmente penalizadas, pois o esforço mínimo implica na falta de produtividade.

Os trabalhos podem ser classificados de muitas formas, pois uns são bem pagos e fáceis de realizar e outros não; às vezes o fator esforço é fundamental para classificar o mundo profissional.

Entre os trabalhos que exigem um esforço físico maior, podemos destacar os mineiros, os agricultores e as camareiras de hotel.

No esporte

Os atletas precisam treinar com dedicação para alcançar seus objetivos. O sucesso depende em grande parte da sua capacidade de esforço.

Pode-se afirmar que as conquistas esportivas estão relacionadas a dois fatores: as condições naturais do atleta e o esforço que emprega em sua atividade.

No estudo

Esta ideia de esforço analisada até aqui geralmente está associada ao trabalho físico, mas não devemos esquecer que também há o esforço intelectual. Este é realizado de várias maneiras: tentando entender aquilo se apresenta inicialmente de forma confusa, com horas de leitura isolada ou realizando exercícios de maneira repetida até que determinado assunto ou situação seja compreendido.

A motivação é a energia que ativa o esforço

Precisamos de motivação para tudo, seja para estudar, trabalhar, praticar esportes ou simplesmente para viver. A motivação não é uma força misteriosa, mas pode ser entendida como uma forma vital de energia.

A relação entre motivação e esforço é evidente: com a energia da motivação nos dispomos a fazer todo tipo de sacrifício; sem essa energia nos sentimos impotentes para lutar por algum objetivo.

A motivação pessoal vem de nosso interior ou então de algum estímulo externo. Por outro lado, a motivação tem um ingrediente que contagia os demais.

Imagem: Fotolia. User friendly

Relacionados:

  1. Técnica
  2. Salário
  3. Deveres
  4. Diligente
  5. Moral
  6. Tempo de Serviço
  7. Esgotamento
  8. Posto de Trabalho
  9. Obrigações
  10. Férias