Conceito » Psicologia » Atitude

Atitude - Conceito, o que é, Significado

Podemos chamar de atitude à determinada postura ou certa disposição emocional diante de um tema específico. De certo modo, este conceito se refere ao modo de como se avalia determinada circunstância do ponto de vista psíquico.

Na verdade, uma atitude em geral se refere a uma disposição psicológica relacionada a um acontecimento que se manifesta em alguma ação específica. Diante desta perspectiva, pode-se dizer que existem atitudes boas ou más, na medida em que servem para um indivíduo adaptar-se melhor ao mundo exterior, frente aos vários acontecimentos da vida cotidiana da qual se encontra exposto.

Estamos constantemente tendo atitudes em relação às diversas circunstâncias da existência, pode-se dizer que sem dúvidas sobre uma atitude genérica ou subjacente ao nosso ser, uma circunstância que mais cedo ou mais tarde se reflete em nosso comportamento.

Do ponto de vista psicológico, a atitude é um dos fenômenos mais estudados

Na verdade, a experiência nos indica que as pessoas podem ter uma reação diferente diante do mesmo acontecimento. Isso pode ser explicado fundamentalmente pelo modo que precisam processar tal acontecimento a fim de medir suas consequências no futuro.

Em certas ocasiões, uma circunstância infeliz pode levar uma pessoa à depressão profunda que só pode ser superada depois de muitos anos, enquanto que em outras vezes este tipo de situação pode servir de motivação. Todas estas possibilidades se encontram em boa parte relacionadas à atitude que a pessoa tem em seu interior.

O exposto nos leva a precisar o conceito de atitude a uma disposição mental relacionada aos acontecimentos que uma pessoa experimenta em sua vida

Este tipo de circunstância propicia que a mente funcione processando a informação que vem de fora de modo particular, fazendo com que esses acontecimentos sejam avaliados de modo positivo ou negativo. De certa forma, pode-se dizer que este tipo de circunstância se deve ao fato de que para uma pessoa saudável qualquer fato ou situação tem algo a contribuir. Isso está assimilado ao desvio psíquico, enquanto que os aspectos que precisam de contribuição são descartados.

As pessoas deveriam ter uma atitude mais consciente sobre as atitudes que manifestam em suas vidas. Estas, sem dúvida, podem trazer consequências mais profundas do que aquelas pensadas em um primeiro momento.

Imagem: Fotolia. Mangsaab

Relacionados:

  1. Disciplina
  2. Rebelde
  3. Apatia
  4. Frivolidade
  5. Veracidade
  6. Espanto
  7. Dúvida
  8. Respeito
  9. Sabe-tudo
  10. Intolerância