Conceito » Geografia » Monte

Monte - Conceito, o que é, Significado

Do ponto de vista estritamente geográfico, o monte é uma elevação do terreno. Sua altura é superior a de uma simples colina, mas inferior a de uma montanha. Apesar desta diferença, na prática, monte e montanha são usadas de maneira diferentes.

A gestão dos montes

Os territórios e a massa florestal dos montes geralmente são geridos por entidades públicas. Através delas são estabelecidas normas e regulamentos para regular os aspectos econômicos, sociais e meio-ambientais das áreas florestais.

Na atualidade ficou evidenciado o conceito gestão sustentável. Neste sentido, para que a área de um monte seja sustentável deve atender dois requisitos: que os recursos naturais se mantenham estáveis e que a massa florestal possa assimilar a emissão de possíveis resíduos.

A gestão dos recursos florestais inclui aspectos hidrológicos, paisagísticos e especialmente relacionados à biodiversidade de espécies. Os profissionais que se dedicam a este tipo de tarefa são, logicamente, os engenheiros dos montes (silvicultores). Sua atividade abrange todo tipo de aspecto: reflorestamento, estudo da fauna e da flora, pragas florestais, erosão do solo, avaliações topográficas, etc.

A ideia de monte pode ser expressa de diversas maneiras

Uma pequena elevação do terreno é conhecida como montículo, também chamado de morro ou colina. Se a elevação do terreno é mais íngreme, fala-se de montanha, podendo ser baixa, média ou alta. A montanha tem normalmente uma altura superior a de um monte, mas inferior a de um pico. O ponto mais baixo entre duas montanhas é conhecido como colina. Os grupos de montanhas são chamados de serras ou cordilheiras. Como se pode notar, um mesmo fenômeno geográfico apresenta termos bem diferentes.

Atividade no monte

Desde a antiguidade o monte era considerado um lugar único, pois normalmente suas terras não tinham um proprietário, mas pertenciam à comunidade; por esta razão se falava dos montes comunais.

O monte tem sido e é um local de pastagem para o gado. Além disso, é possível realizar todo tipo de tarefa, como a exploração da madeira, a coleta da cortiça e da resina. Os caçadores se aventuraram para obter peças de caça. É um lugar frequentado por amantes da trilha, da flora e da vida selvagem.

Imagem: Fotolia. f9

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: